Prefeitura inicia projeto piloto para ampliar apoio psicossocial a estudantes da rede municipal
Iniciativa prevê a atuação itinerante das equipes multidisciplinares que apoiarão as mais de 4 mil Unidades Educacionais da Cidade
A Prefeitura de São Paulo lançou um projeto piloto que amplia o apoio psicossocial a estudantes da Rede Municipal de Ensino, com foco na proteção de direitos e no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. A iniciativa será testada inicialmente em dois Centros Educacionais Unificados da capital: CEU Perus e CEU Vila Curuçá.
O projeto também prevê a contratação de 105 psicólogos, 114 assistentes sociais e 13 fonoaudiólogos, que atuarão de maneira integrada com os profissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Todos os 13 territórios da rede municipal serão contemplados, beneficiando diretamente as mais de 4 mil unidades educacionais da cidade.
O projeto integra o Serviço de Apoio Educacional e Psicossocial (SAEPS), ação coordenada pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) de cada Diretoria Regional. O objetivo é apoiar e acompanhar gestores e docentes no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sofrimento psíquico ou com direitos violados.
O SAEPS não realiza psicodiagnósticos ou psicoterapia. O ponto de partida são as necessidades reais da escola e dos estudantes. O cuidado não se volta apenas ao aluno individualmente, mas à comunidade educativa como um todo, considerando as complexidades dos territórios.
O atendimento
A atuação do SAEPS será articulada com as equipes do NAAPA, mediante solicitação das unidades educacionais. A partir do relato das gestões escolares, as equipes multidisciplinares irão elaborar estratégias de apoio à aprendizagem e à permanência dos estudantes, sempre em sintonia com o contexto da escola.
Cada Diretoria Regional contará com uma equipe multidisciplinar, que atuará de forma itinerante nas unidades escolares. A previsão é que as escolas de Ensino Fundamental recebam visitas a cada 15 dias.
Ampliação do atendimento
Atualmente, cerca de 23 mil estudantes são acompanhados pelas equipes do NAAPA. Com a chegada do SAEPS, a expectativa é ampliar significativamente esse número e garantir maior presença das equipes multidisciplinares nas escolas da rede.
Crédito: Prefeitura de São Paulo
Leia Mais em: O Maringá







