Procon-PR e instituições financeiras realizam renegociação de dívidas em mutirão online

Procon-PR e instituições financeiras realizam renegociação de dívidas em mutirão online

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Consumidores paranaenses terão até o dia 30 de novembro para renegociar dívidas contratadas com banco ou financeiras, além de financiamentos de veículos ou imóveis, por meio de mutirão online realizado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Cerca de 200 instituições financeiras estão participando da ação, que é uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central e Senado Federal. O mutirão acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

“É uma oportunidade para que o cidadão paranaense possa regularizar sua vida financeira”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O consumidor que quiser renegociar sua dívida precisa fazer um registro na plataforma e informar o valor máximo que poderá pagar na renegociação. Depois ele receberá o login e senha de acesso à plataforma.

“No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe seu telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, explicou a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.

Após finalizar o registro, o banco/instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para fazer a renegociação de dívidas, basta acessar o link https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o aplicativo Consumidor.gov.br no celular.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor pode acessar conteúdos sobre educação financeira no link: .

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile