Reações da vacina contra a covid-19 precisam ser informadas à Anvisa

Reações da vacina contra a covid-19 precisam ser informadas à Anvisa

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

‘Eventos adversos’ são as reações indesejadas que podem ocorrer depois que uma pessoa recebe o imunizante contra o coronavírus, segundo a medicina e autoridades sanitárias. E esse caso de desconforto precisa ser comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que seja feita a subnotificação, para poder retardar a identificação de sinais de risco e subestimar a dimensão de um problema.

O monitoramento realizado pela Anvisa é de suma importância para avaliar se a reação ao produto está aumentando e se há problemas relacionados a ele. E mesmo que a pessoa não saiba se o desconforto pode estar relacionado à vacina ou não, é preciso que o caso seja comunicado à Agência Reguladora. “A notificação é importante para que possamos conhecer o perfil de benefício e risco dos produtos, porque todo produto tem um risco na utilização. Então, precisamos [da notificação] quando o produto está no mercado e os benefícios continua superando os riscos”, informa a gerente de Farmacovigilância, Helaine Capucho.

A Anvisa disponibiliza os sistemas Vigimed e Notivisa por meio do site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes onde os usuários poderão relatar problemas adversos quanto às vacinas da covid-19 e demais medicamentos ou produtos. E também há o telefone 0800 642 9782 para que você possa enviar a sua notificação.

Reclamações mais técnicas relacionadas às vacinas, quanto ao aspecto ou alteração da cor do frasco da vacina, problemas na vedação do frasco, que servem como forma de fiscalização da qualidade das vacinas, também podem ser feitas no site da Anvisa em ‘Queixas técnicas”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile