O inverno está terminando e no próximo domingo, 22, começa a primavera em todo o território nacional. Mas grande parte dos paranaenses sentiram foram as altas temperaturas, logo na estação que deveria ser a mais amena.
No Noroeste, a temperatura média saltou de 20,9ºC em 2002 para 21,7º em 2024. Em boa parte do inverno tivemos semanas em que naturalmente poderíamos dizer que estávamos no verão.
Além da Região Noroeste o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou que, Curitiba e as regiões Norte, Norte Pioneiro, Central também quebraram o recorde de temperatura média mais alta para o período. O Instituto começou a mensuração em 1997.
Até mesmo, Curitiba, quase sempre ‘gelada’, alcançou temperatura média de 15,9ºC, 0,1ºC a mais do que a média de 2006. “Cidades mais urbanizadas, como Curitiba, transformaram-se em ilhas de calor neste inverno. Basicamente porque as massas de ar quente, que normalmente nesta época do ano ficam mais concentradas na área central do País, desceram para o Sul. Soma-se a isso o fato de as massas de ar frio não terem sido persistentes. Ou seja, tivemos dois, três dias com temperaturas mais baixas, mas logo o calor retornava”, explicou o meteorologista Simepar, Reinaldo Kneib.