Saiba a importância de brincar ao ar livre desde a infância

Saiba a importância de brincar ao ar livre desde a infância

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Amarelinha, bets, cabo de guerra, esconde-esconde, são algumas brincadeiras antigas feitas ao ar livre e que são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Porém, com a era digital, é habitual vermos crianças dentro de casa com brinquedos mais tecnológicos, como celulares, tablets e videogames.

De acordo com a educadora física Jamily Dias, as crianças que brincam ao ar livre, tendem a ser mais criativas. “Tudo para elas vira algo para brincar, a imaginação vai além. As brincadeiras entre crianças ajudam na socialização. Levando em conta que quem pratica brincadeiras ao ar livre é mais ativo no dia a dia, tBambém auxilia muito no desenvolvimento motor da criança, afetivo, cognitivo, comportamental e na concentração”, diz. Ainda segundo ela, outra vantagem é o sol, que tem a vitamina D e traz diversos benefícios para a criança. “Elas também conseguem sair do sedentarismo, ajudando na autoestima, aliviando o estresse, prevenindo diabetes, crescendo mais ativas.”

Dessa maneira, as crianças pequenas que estão crescendo no século 21, são conhecidas por serem usuárias ativas das tecnologias. A tecnologia utilizada por elas inseriu uma nova concepção na educação e cuidados na primeira infância: a dos jogos e brincadeiras digitais.

Consequentemente, o contato com a natureza é primordial para a evolução saudável das crianças. Alguns estudos revelam que quando esse contato não é o bastante, as consequências vão desde a obesidade infantil até a depressão. Com isso, doses de natureza são essenciais, inclusive para suprir o estilo de vida infantil atual, que une imersão tecnológica a menos espaço e tempo para brincadeiras. No entanto, crianças que não são expostas a ambientes naturais, são prejudicadas de muitas maneiras, a começar pela restrição dos sentidos, tanto fisiológicos, quanto psicológicos, ou seja, a criança tem ilimitadas oportunidades para aprender sobre o mundo interior e o mundo ao redor, e quando passa grande parte do dia entre as paredes, as chances de descobertas são restringidas pela metade.

Por isso, andar descalço na grama, sentir a textura de diferentes das folhas, construir um castelo de areia, criar uma espada de gravetos, acompanhar borboletas pousando nas pétalas das flores, correr, pular e colher frutas direto das árvores, são indispensáveis para a vida de uma criança.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile