Sesa confirma primeira morte por H3N2 no Paraná

Sesa confirma primeira morte por H3N2 no Paraná

Foto: Danilo Avanci/ SESA

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na segunda-feira (20), 20 casos da nova cepa do vírus da gripe, o H3N2 no Paraná e um óbito. A paciente tinha 77 anos e comorbidades, e residia em Maringá. Ela tomou a vacina contra a Influenza em outubro deste ano. Os demais casos foram registrados em 12 municípios do Estado, sendo eles: Campo Largo, Campo Mourão, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Tapira e Toledo.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, não há motivo para pânico, pois não há surto da doença no Paraná. “Estes casos confirmados têm relação direta com a baixa adesão da população a vacinação, que embora não tenha sido desenvolvida para prevenir essa variante H3N2, aumenta a imunidade e dificulta a infecção pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG”, explicou.

Segundo dados da Sesa, a cobertura vacinal no Estado está em 70,40%, sendo que a meta é imunizar 90% dos paranaenses com a vacina contra a Influenza. No Paraná, a Influenza A foi registrada em 2016 e o H3N2 é uma mutação desse vírus. Em 2020 cerca de 98,41% dos paranaenses tomaram a vacina contra a doença.

O Paraná recebeu mais de cinco milhões e 100 mil vacinas contra a Influenza enviadas pelo Ministério da Saúde para a campanha que começou em abril deste ano. O Sistema Único de Saúde (SUS) e também iniciativa privada disponibilizam a vacina para pessoas a partir de seis meses de idade.

A Prefeitura de Maringá, por meio da  informou nesta manhã de terça-feira (21) que existe outro caso de H3N2 em Maringá. Uma mulher que viajou para São Paulo retornou com sintomas leves gripais, e já está isolada, sendo medicada e acompanhada pelo setor de Epidemiologia e Vigilância Sanitária da Prefeitura.

A Sesa orienta para que a população que ainda não se vacinou contra a Influenza procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para se informar quanto à disponibilidade da vacina.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile