Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.
Muitas vezes, somos dispersos e não enxergamos o que está acontecendo em nossa frente, mas na verdade, todos têm capacidade de enxergar acontecimentos ao redor. Principalmente, os sinais de pessoas que possam tirar a própria vida.
Na maioria das vezes, os sintomas nem sempre são tão visíveis assim. Muitas vezes são silenciosos. Mas há alguns sinais que podemos prestar atenção e é de extrema importância serem compartilhados, para que possamos ajudar o próximo.
E alguns deles são: Isolamento social, desinteresse por coisas que a proporcionavam prazeres, alimentação desregulada, mudança de sono, que pode ser a perda ou o excesso dele.
Diante de tudo isso, temos que nos atentar mais aos pequenos detalhes, porque as vezes, um coração em silêncio, grita por ajuda. Então, ouça mais, seja gentil e não desista de ajudar. Nunca se esqueçam que Deus sempre irá continuar sussurrando: “Não desista, o melhor ainda está por vir”.