IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Silveira destaca avanços do Novo PAC e anuncia programa Gás do Povo em Contagem-MG

Por Redação 2 O Maringá
26 de dezembro de 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (29/8) da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Contagem (MG), onde foram entregues obras de mobilidade urbana e anunciadas novas seleções do Novo PAC 2025. Durante o evento, o ministro ressaltou o impacto das ações do Governo Federal em Minas Gerais e antecipou a chegada do “Gás do Povo”, mais um programa social voltado à população em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o ministro, a iniciativa garantirá 70 milhões de botijões gratuitos por ano em todo o país, beneficiando aproximadamente 16 milhões de famílias. O impacto da medida no estado de Minas será de 1,2 milhão de famílias beneficiadas, incluindo 33 mil no município de Contagem e quase 100 mil na capital, Belo Horizonte.

O ministro também destacou conquistas recentes do Governo Federal em áreas como educação, saúde e energia. “O Novo PAC é uma realidade: são R$ 137 bilhões em investimentos, mais de 2.200 obras e ações em todo o Brasil e a geração de 402 mil empregos com carteira assinada. Em Minas, programas como o Luz do Povo já garantem a tarifa de energia zerada para 4,6 milhões de pessoas”, afirmou.

Durante a cerimônia em Contagem (MG), o presidente Lula confirmou o lançamento do programa Gás do Povo. A medida busca aliviar o orçamento das famílias de baixa renda, que chegam a gastar até 10% do salário mínimo para adquirir o produto, e reduzir os riscos de acidentes com alternativas inseguras, como álcool, querosene ou carvão.

“Um botijão de 13 Kg sai da Petrobras por cerca de R$ 37, mas chega ao consumidor final custando R$ 140 ou R$ 150. Não é justo que uma família pobre precise comprometer parte tão significativa da sua renda para cozinhar. Por isso, o governo vai assumir a responsabilidade de garantir gás gratuito às famílias mais vulneráveis”, afirmou Lula.

O presidente também destacou o programa Luz do Povo, que já isenta do pagamento da tarifa de energia para quem consome até 80 kWh por mês. A medida também prevê descontos para beneficiários do CadÚnico com renda mensal entre meio e um salário-mínimo, que consomem até 120 kWh mensais, a partir de janeiro de 2026. A iniciativa, segundo ele, corrige uma distorção do setor elétrico.

“Hoje, o rico compra energia mais barata no mercado livre, enquanto o pobre paga mais caro no mercado regulado. Isso é uma injustiça. Estamos garantindo que quem consome menos tenha alívio na conta de luz, porque energia é um bem essencial”, ressaltou.

Lula reforçou ainda o compromisso do governo com a justiça tributária, explicando que as mudanças serão financiadas com maior contribuição de quem possui alta renda. “Quem ganha até R$ 50 mil por ano não vai pagar imposto de renda. Quem vai contribuir mais são aqueles que ganham acima de R$ 1 milhão por ano. É assim que vamos garantir justiça tributária e justiça social no Brasil: tirando um pouquinho de quem ganha muito para dar dignidade a quem mais precisa”, concluiu o presidente.

Além de Alexandre Silveira, estiveram também presentes no evento os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), além do senador Rodrigo Pacheco, e a prefeita de Contagem, Marília Campos. Também participaram parlamentares federais e estaduais de Minas Gerais, assim como prefeitos e vereadores da região metropolitana de Belo Horizonte.

Silveira ainda encerrou sua fala exaltando os resultados sociais das políticas implementadas, como o fato do Brasil ter saído do mapa da fome, alcançando o menor nível de pobreza da história. “Seguimos mostrando que o Brasil é e será sempre dos brasileiros”, concluiu.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá

Tags: anunciaavançosContagemMGdestacaGásnovopacpovoProgramaSilveira

IMPRESSO

Outros Posts

Termina hoje o prazo para inscrição no Enem 2026
Geral

Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrição no Enem 2026; veja o que é preciso saber

5 de junho de 2026
Com o tema é "O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas", governo lança campanha de visibilidade e defesa dos direitos LGBTQIA+
Geral

Governo federal lança campanha de visibilidade e defesa dos direitos LGBTQIA+

5 de junho de 2026
Foto: André Thiago/Sanepar
Geral

Maringá figura em ranking dos menores índices de perdas de água do Brasil

4 de junho de 2026
Crédito: Ilustrativa/Magnific
Geral

Maio registrou chuva acima da média em Maringá, aponta Simepar

3 de junho de 2026
Governo do Brasil e Itaipu lançam campanha nacional sobre separação e destinação de resíduos
Geral

Governo federal e Itaipu realizam campanha nacional sobre separação e destinação de resíduos

2 de junho de 2026
Lua Cheia com 99% de seu disco lunar iluminado (Crédito: Cristiano Martinez)
Geral

Fim de semana registra a segunda lua cheia de maio, fenômeno raro conhecido como ‘Lua Azul’

31 de maio de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.