Qualquer cão pode sofrer com problemas de saúde. Porém, existem raças que acabam sendo mais expostas a determinados problemas de saúde do que outras. Por serem genéticas, ou doenças hereditárias, são levadas para as futuras gerações do pet. Um exemplo disso são os cães da raça Shih-Tzu que tem problemas de saúde diretamente ligados a genética da raça, ou seja, não têm cura.
O primeiro deles é a síndrome da braquicefalia, problema que acomete os cães de focinho curto (ou achatado), que causa graves problemas respiratórios ao animal, além de problemas relacionados ao calor – cachorros braquicefálicos não conseguem regular a temperatura do corpo.
Insuficiência Renal
Os sintomas mais comuns da doença renal são a perda de apetite, aumento no consumo de água e, como problema genético, o animal pode nascer com disfunções na constituição dos túbulos renais ou, em alguns casos, com apenas um rim. Se não for tratada adequadamente, a insuficiência renal pode levar o pet à morte.
Problemas de pele e alergias
O shih-tzu está entre as raças que mais sofrem com problemas de pele, como alergias e dermatites. Um dos mais comuns é piodermite, doença que ataca a epiderme e o pelo, são lesões que podem ser superficiais ou mais profundas, sendo causada por uma bactéria chamada Staphylococcus pseudintermedius.
A dermatite atópica é outro problema comum nesses cães e entre as causas mais prováveis está o contato direto com substâncias que o pet possa ser alérgico, como produtos de limpeza e higiene , ou até mesmo materiais comuns da casa, como materiais sintéticos usados em carpetes, cobertores e outros. A dermatite causa coceira que, se não tratadas, podem acarretar em feridas.
Ingredientes usados na alimentação do pet também são fatores. Milho e soja, por exemplo, são altamente alérgicos e podem estar presentes até em rações mais caras. Além dos problemas na pele, a dermatite também pode causar vômito e diarreia, fazendo com que o animal perca peso com muita facilidade. Por isso, a qualquer sinal da doença, o tutor deve levar o cachorro ao hospital veterinário o mais rápido possível.
os shih-tzus têm olhos grandes e órbitas rasas, o que os dá aquele visual de “olho esbugalhado”. Como são animais de pelos longos, o contato dos pelos com os olhos pode causar irritações e até lesões mais séries, que pode causar úlcera na córnea.
Visitas periódicas ao veterinário são importantes para evitar maiores problemas.