Desde 2018 é comemorado em todo o mundo, o Dia Internacional das Línguas de Sinais que é uma homenagem à criação da Federação Mundial dos Surdos em 1951. Cada país e até cada estado tem as suas diferenças de informações. No Brasil, por exemplo, chamamos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que é reconhecido desde 2022 no dia 24 de abril.
Dia 23 de setembro, portanto, se tornou um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda. Projetos de Lei seguem nas comissões do Senado para serem aprovados como ter intérpretes de libras para atendimentos em hospitais, instituições financeiras, inclusão de libras na grade curricular na educação básica, entre outros.
Maringá conta com a primeira e única Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) do Paraná, atualmente. Criada há pouco mais de um ano, dentre os vários projetos incluídos na secretaria, como apoio aos deficientes visuais, autistas, entre as demais deficiências, existe um estudo da língua de sinais das próprias pessoas com surdez.