Desde o dia 29 de agosto, os vestibulandos podem se inscrever no Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do site da instituição (www.cvu.uem.br). O prazo máximo para o pagamento de R$ 177 da taxa de inscrição é até o dia 11 de outubro, sendo que dois dias antes se encerra o período de inscrições. No dia 10 de novembro os candidatos vão conhecer os locais e as provas serão realizadas no dia 10 de dezembro.
O coordenador da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Ednei Aparecido Santulo Júnior, explica que historicamente o número de candidatos no vestibular de verão é menor que no do inverno e entende que é cedo confirmar uma estimativa de inscritos. “Pode ser que passe de 10 mil, pode ser que fique abaixo, nós vamos esperar”.
Santulo Júnior acredita que muitos alunos estão aguardando o resultado do vestibular de inverno para poderem se inscrever nesse vestibular de verão, já que a escolha do curso muitas vezes depende da divulgação das notas. Quanto às mudanças que foram aplicadas no último vestibular, ele salienta que continuam valendo para esse próximo vestibular. “O candidato vai continuar podendo optar por três opções de cursos no momento da inscrição. A prova com isso não tem mais parte de conhecimentos específicos, praticamente a mesma prova de questões objetivas para todo mundo, só muda a língua estrangeira”.
Outras alterações que continuam em vigor são as cotas para negros em que os pedidos podem ser feitos entre a realização da prova e a divulgação do resultado. A redação permanece valendo 120 pontos e com menores riscos de os alunos zerarem o quesito. “Se o candidato não tivesse um desempenho linguístico ele zerava tudo. As questões mais técnicas de correção que zeravam a redação, elas não zeram mais”, explica o coordenador da CVU.
Vale ressaltar que os candidatos devem se atentar aos prazos e também aos dados na hora da inscrição. Mesmo que a pessoa tenha errado em algum preenchimento ela pode até a data de fechamento das inscrições alterar em caso de erros digitados no cadastro ou de algum documento anexado erroneamente. Os estudantes poderão também a partir de 10 de novembro acompanhar o mapa com a localização exata da sala em que vai ser a prova por meio do site da UEM.
“O que a gente sempre pede é verificar nesse período de um mês que antecede a prova o trajeto que cada candidato vai fazer, o horário que vai sair de casa. A partir de 13h20 os blocos de realização das provas são abertos. O candidato chegar com bastante antecedência porque 13h50 as portas dos blocos vão ser fechadas e o candidato não vai poder adentrar a sala e vai ficar impedido de fazer a prova”, enfatiza Santulio Júnior.
Os candidatos devem levar ao local de prova, uma caneta de corpo transparente e tinta azul, lápis grafite e borracha. As exceções devem ser solicitadas com antecedência caso haja alguma necessidade especial. Os candidatos que forem utilizar o nome social precisam enviar por e-mail a solicitação e apresentar o documento com foto.