Instalação de Núcleos de Cooperação Socioambiental no Norte do Paraná mobiliza 170 entidades
A criação de novos Núcleos de Cooperação Socioambiental, promovida pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, envolveu quase 200 instituições do norte do Paraná, incluindo órgãos públicos, organizações da sociedade civil e empresas.
Durante esta semana, foram estabelecidos núcleos nas regiões do Vale do Ivaí (Apucarana), Médio Paranapanema (Londrina), Norte Pioneiro I (Cornélio Procópio) e Norte Pioneiro II (Jacarezinho). Ao todo, 295 pessoas participaram, representando 170 instituições diversas, como prefeituras, universidades, empresas, ONGs e a Câmara de Vereadores.
“O Norte do Paraná possui uma particularidade marcante, tanto pela sua geografia quanto pela diversidade de instituições. Temos organizações com vasta experiência em trabalho colaborativo e outras, menos experientes, que demonstram grande entusiasmo em participar. Esse equilíbrio é essencial”, destacou Leila Alberton, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.
Nos encontros presenciais, os participantes realizaram um diagnóstico territorial, identificando desafios comuns que precisam ser enfrentados coletivamente, como desmatamento, gestão de resíduos sólidos, desemprego e falta de moradia.
Os Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte do convênio Governança Participativa para a Sustentabilidade, vinculado ao Programa Itaipu Mais que Energia, que abrange 434 municípios — 399 no Paraná e 35 no sul do Mato Grosso do Sul.
A iniciativa visa reunir diferentes atores para melhorar a qualidade de vida das comunidades, por meio de ações colaborativas e participativas. Instituições com grande representatividade estão sendo convidadas a integrar os grupos, que terão apoio técnico e capacitações oferecidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec.
“As expectativas são grandes, especialmente com a participação expressiva que observamos até agora”, afirmou Leila Alberton.
Formação
Os quatro novos núcleos somam-se aos oito já instalados desde o lançamento do programa, em 11 de setembro, em Curitiba. Já foram criados núcleos em Curitiba e Região Metropolitana, Litoral Paranaense, Campos Gerais, Centro Paranaense, Centro Sul Paranaense, Cantuquiriguaçu, Sudeste Paranaense e Sul do Paraná. A meta é cobrir toda a área prioritária de atuação da Itaipu, nos 434 municípios.
Na próxima semana, novos núcleos serão formados em Campo Mourão, Oeste do Paraná (Cascavel), Sudoeste Paranaense (Francisco Beltrão) e Sul do Mato Grosso do Sul (Dourados). Em novembro, será a vez de Entre Rios (Umuarama), Médio Noroeste Paranaense (Cianorte), Noroeste Paranaense (Paraíso do Norte) e Setentrião Paranaense (Maringá), encerrando a fase de implantação.