IMPRESSO
O Maringá
CLASSIFICADOS
  • HomeM
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Colunas
  • Obituário
  • Publicações Legais
  • HomeM
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Colunas
  • Obituário
  • Publicações Legais
Sem resultado
Ver todos os resultados
O Maringá
Sem resultado
Ver todos os resultados

Home Últimas Notícias Internacional

Ucrânia rejeita ultimato russo e Mariupol não se rende

por Redação O Maringá
21 de março de 2022
no Internacional
Ucrânia rejeita ultimato russo e Mariupol não se rende

A Rússia deu ontem (20) um ultimato à Ucrânia, para que entregasse a cidade de Mariupol, com a deposição de armas por parte dos militares ucranianos. A Ucrânia tinha até as 5h da manhã de hoje (21) para anunciar a sua decisão. A vice-primeira-ministra do país, Iryna Vereshchuk, anunciou, no entanto, que a cidade portuária não vai se render e pediu a abertura de corredores humanitários.Ucrânia rejeita ultimato russo e Mariupol não se rendeUcrânia rejeita ultimato russo e Mariupol não se rende

“Não pode haver nenhuma rendição, deposição de armas. Já informamos o lado russo sobre isso”, afirmou Vershchuck, segundo a Reuters.

Antes da guerra, Mariupol abrigava cerca de 400 mil pessoas. Agora, centenas de milhares de civis ucranianos estão sitiados na cidade portuária, que fica a aproximadamente 60 quilômetros da fronteira com a Rússia e está situada no Mar de Azov, portanto com localização estratégica para a Rússia, que quer ter entrada terrestre para o país e ligação com a Crimeia – que foi anexada pelos russos em 2014.  

A proposta russa era de que, após a rendição de Mariupol, abririam-se corredores humanitários para evacuar os civis que estão na cidade, que sofre com desabastecimento. Mariupol é a cidade mais atingida pelos bombardeios russos que começaram no dia 24 de fevereiro. A cidade está sem água, eletricidade e gás. Os moradores sofrem também com escassez de comida e remédios.

Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional Russo de Gerenciamento de Defesa, em nota distribuída pelo Ministério da Defesa da Rússia, havia pedido aos ucranianos para que se rendessem. “Uma terrível catástrofe humanitária está acontecendo. Todos os que baixarem as armas têm a garantia de uma passagem segura para fora de Mariupol”. Ele acusa os próprios ucranianos de estarem assassinando seus cidadãos.

O presidente russo, Vladimir Putin, chama a guerra de “operação militar especial” e diz estar defendendo Ucrânia de um governo “nazista”. O Ocidente acusa a Rússia de usar essas acusações como pretexto para invadir e tomar o país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que pelo menos 902 civis foram mortos até a meia-noite de sábado (19), embora o número real seja provavelmente muito maior. A agência de refugiados da ONU, Acnur, afirmou que 10 milhões de ucranianos foram deslocados, incluindo cerca de 3,4 milhões que fugiram para países vizinhos como a Polônia.

Fonte: Agência Brasil

guerrainvasão da UcrâniaMariupoloperação militarRússiaUcrâniaultimato
AçãoTweetAçãoSend

Notícias Relacionadas

Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia: Forças Armadas Ucranianas dizem que combate na usina siderúrgica de Mariupol acabou

Economia da China

Economia da China se retrai com medidas restritivas da Covid-19

Restrições de Governo Chinês para evitar covid-19 aumenta frustração

Ucrânia afirma ter matado 200 soldados russos em um único dia

Otan decide ampliar defesas no flanco oriental da aliança militar

Presidente norte-americano diz que Rússia deveria sair do G20

Invasão russa completa hoje um mês e expõe uma Ucrânia devastada

Embaixador na ONU diz que Brasil está preocupado com os vulneráveis

  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Travessa Guilherme de Almeida, 36
Condomínio Hermann Lundgren, Sala 1101 Andar 11, Zona 1 CEP: 87013-150
(44) 3305-5461

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Colunas
  • Obituário
  • Classificados
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Quem Somos