Visita técnica, Projetos de biogás, Colaboração internacional
Na sexta-feira (18), integrantes do Task 37, um grupo de trabalho da Agência Internacional de Energia (IEA) que aborda questões relacionadas ao biogás, visitaram a Unidade de Demonstração de Biogás e Biosyncrude e o laboratório de biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), localizados no complexo hidrelétrico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
Formado por especialistas em bioenergia de 15 países, o grupo se reúne duas vezes ao ano para trocar experiências e conhecer projetos de biogás no local. Representantes da Suécia, Áustria, Canadá, Finlândia, China, Alemanha e Brasil participaram da visita, com a Itaipu e o CIBiogás representando o Brasil por indicação dos ministérios de Minas e Energia (MME) e de Relações Exteriores (MRE).
O coordenador do Task 37, Jan Liebetrau, destacou a importância do projeto de Itaipu para o desenvolvimento de tecnologias de biogás adaptadas a diferentes realidades nacionais. Na Alemanha, por exemplo, o biogás é produzido a partir de resíduos orgânicos agrícolas, enquanto na Unidade de Demonstração de Itaipu são utilizados resíduos de restaurantes e materiais apreendidos por órgãos públicos.
O superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Rogério Meneghetti, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, ressaltaram que essa troca de conhecimentos entre países fortalece as estratégias para o desenvolvimento do biogás em diferentes territórios, contribuindo para soluções mais eficazes nos desafios locais.
A visita ocorreu em meio a uma agenda intensa de eventos relacionados à transição energética, como as reuniões do G20 e a Conferência BBEST (Brazilian Bioenergy Science and Technology). Após a visita ao CIBiogás, a comitiva fez uma visita técnica à usina de Itaipu.