Nesta quinta-feira (24), 14 profissionais que atuam nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Londrina, localizadas no Jardim Sabará e Jardim do Sol, participam de um treinamento para implantar o Projeto Lean na UPA, que objetiva tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado nos serviços de emergência da rede pública de saúde. A inciativa é do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e já foi implantada em 50 UPAS de todo o país.
O treinamento é ministrado pela equipe do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência DAHU/SAES/MS e do Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial LabDGE da UFF. Entre os palestrantes, estão: Luiz Enrique, da UFF; Raquel Bastos, enfermeira da Santa Casa e tutora do projeto em Londrina; e Welfrane Cordeiro Junior, médico e pesquisador da universidade.
O workshop acontecerá durante todo o dia, no Campus Catuaí da Faculdade Pitágoras/Unopar, com a participação de médicos, enfermeiros e coordenadores administrativos das duas UPAs de Londrina. Além deles, também participam profissionais de duas unidades de Pronto Atendimento da cidade de Maringá.
A representante do Ministério da Saúde, da equipe técnica do Projeto Lean, Nicole Braz, esteve presente no workshop em Londrina e explicou que o Lean na UPA permite observar quais problemas estão acontecendo dentro das unidades, como os relacionados à organização de gestão, atendimento e de fluxo do paciente, para que se possa fazer uma reorganização da rede de assistência e, com isso, promover melhorias nos atendimentos. “O projeto vem para organizar a UPA, para que se possa ofertar serviços com maior qualidade para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
O diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cleiton José Santana, que participou do treinamento, disse acreditar que o projeto trará ganhos para as UPAs. “As unidades que já participaram do projeto, na versão inicial, tiveram uma melhora significativa no processo de trabalho e uma diminuição importante no tempo de espera por atendimento, devido à otimização do fluxo de trabalho”, apontou.
No ano de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em seu portal, 43 das 50 UPAs 24h que contam com o Projeto Lean apontaram a redução de 39,5% no tempo médio de permanência de pacientes nos estabelecimentos.
Atualmente, a UPA do Sabará – unidade exclusiva para casos de síndromes respiratórias – registra uma média de 250 atendimentos por dia. Já a UPA do Jardim do Sol – que presta atendimento geral de urgência e emergência – registra uma média de 450 a 500 atendimentos por dia, incluindo os atendimentos de ortopedia.
Após a conclusão do treinamento em Londrina, a equipe técnica do Projeto Lean na UPA fará visitas quinzenais ao município, para acompanhar o projeto dentro da UPA e ajudar os profissionais a colocar o projeto em prática.
Mais sobre o Projeto Lean – O Sistema Lean é uma metodologia japonesa que, após a Segunda Guerra Mundial, chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 1990, houve uma adaptação para utilização na área da saúde.
O indicador de superlotação é um dos indicadores utilizados para medir os resultados do Lean. Ele é chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que mensura diversos quesitos como tempo de passagem de pacientes pelas urgências, permanência no hospital, tempo de alta, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá