Abelhas brasileiras são as novas moradoras do Parque do Ingá

abelhas brasileiras

As colmeias do Poliniza Paraná foram instaladas durante as ações da Semana do Meio Ambiente Foto: Alessandro Vieira

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Além de pássaros, répteis, macacos e outros pequenos  animais, agora o  Parque do Ingá, um dos mais conhecidos pontos turísticos de Maringá, conta também com abelhas, só que, diferente dos outros moradores, elas não serão atração, estão lá para trabalhar, para polinizar a reserva florestal no Centro da cidade, parte do que sobrou da Mata Atlântica. As abelhas brasileiras, sem ferrão, já viviam nestas matas antes da chegada dos desbravadores que construíram Maringá e outras cidades da região.

A instalação de colméias no interior do parque foi uma das ações da Semana do Meio Ambiente, por iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT).

A instalação de colmeias com abelhas sem ferrão em áreas verdes, como os parques urbanos, tem o propósito de despertar a sociedade paranaense para a importância das abelhas, que desempenham o papel fundamental de polinização, e conscientizar sobre a preservação da biodiversidade.

As colmeias terão a função de ajudar na polenização da mata
Foto: Alessandro Vieira

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, afirmou que elas prestam um serviço ambiental vital para a natureza. “A nossa intenção é incentivar outros municípios a abraçar essa oportunidade de criar abelhas nativas sem ferrão”, disse. De acordo com o ele, tanto o projeto que prevê a construção de Parques Urbanos quanto a instalação de colmeias têm objetivos ligados à proteção do meio ambiente.

“O Poliniza Paraná já está sendo incorporado em locais onde estamos fazendo os Parque Urbanos para complementar esse serviço de proteção ambiental com o que as abelhas fazem diariamente a favor da natureza”, completou.

“O Parque o Ingá é o cartão postal da cidade e um espaço propício para receber projetos como este do Governo do Estado, dentro das políticas de educação ambiental. Esse projeto, com abelhas brasileiras, se soma aos trabalhos já executados neste espaço, de preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile