A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), lançou uma enquete entre os associados para ouvir a opinião do empresariado maringaense sobre o aumento no número de vereadores na Câmara Municipal. A entidade disponibilizou um link para saber a opinião dos associados. Atualmente, são aproximadamente 5 mil filiados além da população que pode participar.
Historicamente, em outras tentativas do Legislativo local para aumentar o número de vereadores, a entidade se posicionou contra. De acordo com a proposta que tramita na Câmara, o município pode saltar de 15 para 23 vereadores. Atualmente, cada vereador tem direito a quatro assessores. A despesa anual é de R$ 6,2 milhões.
Em caso de aumento, os gastos podem chegar a R$ 9,5 milhões por ano. Segundo fontes, o projeto deve ser aprovado já que tem a assinatura de 14 vereadores. O argumento principal é de que mais vereadores, significa mais representatividade da população no Legislativo. De acordo com Lei Federal, com base na população é possível aumentar o número de vereadores.
Fonte: O Dia na Cidade