O ex-lateral esquerdo e meio-campista Alex Santos, que iniciou a carreira profissional no Grêmio Maringá na década de 1980 e fez uma carreira de sucesso no futebol japonês, onde, devidamente naturalizado, liderou o time em duas Copas do Mundo, será homenageado nesta quinta-feira, 13, na Câmara de Maringá, onde receberá o título de Cidadão Benemérito de Maringá.
A sessão solene começa às 19 horas e deve contar com a presença de pessoas ligadas ao esporte, além de familiares e amigos do atleta nascido em Maringá.
A proposta de homenagem ao ex-jogador de futebol e CEO do Galo Maringá é da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT) e aprovada pelos demais vereadores.
Apesar de ter passado por clubes no Brasil, foi no Japão que Alex Santos se tornou grande ídolo. Em 16 anos jogando no país, o maringaense passou por clubes como Shimizu, S-Pulse, Urawa Red, Nagoya Grampus e Tochigi Soccer Club. Durante parte do tempo em que jogou no Japão, Alex fez parte da Seleção Japonesa, pela qual disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006, quando a seleção nipônica teve como técnico outro brasileiro, Zico, um dos maiores ídolos no Japão.
Apoio ao futebol feminino
Ao encerrar a fase como jogador profissional, Alex Santos inicia sua atuação em outros espaços do futebol, como a fundação de um Instituto que leva seu nome, em Maringá, onde se dedica às categorias de base e formação de atletas. Ele também é fundador do Aruko, que chegou à divisão de elite do futebol paranaense. Atualmente Alex é dirigente do time Galo Maringá.
A Professora Ana Lúcia destaca o reconhecimento ao trabalho do ex-jogador também devido ao futebol feminino. “Para além da brilhante carreira profissional como jogador de futebol que muito nos orgulha, Alex Santos, onde quer que esteja atuando no futebol, é um dos grandes incentivadores do futebol feminino na nossa cidade”, evidencia a parlamentar.
Veja também