Dois bairros que estão no limite da área urbana de Maringá, ao norte, foram escolhidos pelo governo do Estado para a construção de dois novos colégios. Os jardins Dias e Diamante, cujos nomes fazem referência à família do pioneiro Silvino Dias, pai do ex-senador e ex-governador Álvaro Dias e dono da Fazenda Diamante.
A escolha dos bairros foi feita após pesquisa da Secretaria de Estado da Educação que detectou que naquela região da cidade há vários bairros novos e no entanto não há escolas de ensino médio.
Para a construção dos dois colégios, a prefeitura de Maringá está repassando para o governo do Estado dois terrenos de 9,5 mil metros quadrados nos jardins Diamante e Dias II. Na sessão da última quinta-feira, 6, a Câmara de Maringá aprovou o repasse das áreas para o Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o secretário de Educação Roni Miranda anunciaram em maio investimento total de R$ 105 milhões em contratos de construção de novas escolas.
Segundo a Secretaria de Educação, com a construção dois dois novos colégios o governo objetiva expandir a oferta de vagas ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante na área norte de Maringá.
“Temos feito uma série de investimentos que foram fundamentais para colocar o Paraná no topo do ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como a melhor educação do Brasil. Além dos cuidados na parte pedagógica, para ter um ensino de qualidade, cuidamos também da estrutura das escolas. Identificamos a necessidade de construção de unidades para ampliar a oferta em determinadas regiões”, afirmou Ratinho Junior.
Veja também