Alunos da educação de jovens e adultos (EJA) de Maringá desenvolvem lojas sustentáveis

Os aprendizados fazem parte da atividade ′Usei já repassei′, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) nas unidades escolares.

gd d4cfd8f85764

Foto: Rafael Macri/PMM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com as aulas, novos conhecimentos, que os transformam em grandes conquistas aos estudantes do EJA. Nesta quinta-feira, 20, eles aprenderam na prática sobre valores, como fazer cálculos e o uso de dinheiro no dia a dia, além de consumo consciente e destinação adequada de resíduos. Os aprendizados fazem parte da atividade ′Usei já repassei′, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) nas unidades escolares.

Também nesta quinta-feira, 20, os alunos participaram da fase final da atividade com a produção das lojas sustentáveis nas escolas. O estoque foi montado pelos próprios estudantes a partir de doações de peças de roupas, que depois foram customizadas. A partir dos conceitos obtidos nas aulas de matemática, eles colocaram preços nos produtos e receberam cédulas fictícias para realizarem as compras.

“Essa é uma ferramenta pedagógica importante para trabalharmos, dentro da matemática, o aprendizado sobre as cédulas de dinheiro e como eles podem realizar cálculos no dia a dia”, destacou a secretária de Educação Tania Periotto. Ela lembrou que a atividade também desenvolve a consciência sustentável por meio da troca das roupas, o que diminui a geração de resíduos e leva à formação de novos hábitos. Antes das compras, os alunos estudaram sobre consumo consciente e destinação adequada dos resíduos.

Ao final da atividade, os alunos deixam as lojas sustentáveis com as roupas que compraram e com aprendizado sobre a importância da matemática e da educação no cotidiano. “O EJA é muito importante para a minha vida e de todos que estão aqui. Com essa atividade, aprendi sobre meio ambiente, matemática e tantos outros aprendizados que farão diferença na minha vida”, contou Luzia Oliveira dos Santos, de 67 anos, aluna da Escola Municipal Odette Alcântara Rosa.

Na rede municipal, as matrículas para o EJA ficam abertas durante o ano todo. Os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3321-6949. A unidade analisará a documentação escolar do estudante ou realizará uma atividade para avaliar o nível de aprendizado. Veja a lista de escolas com turmas da EJA:

 

Escola Municipal Angela Vergínia Borin – (noite)

Escola Municipal Ulisses Guimarães – (noite)

Escola Municipal Helenton Borba Cortes – (noite)

Escola Municipal João Batista Sanches – (noite)

Escola Municipal Gabriel G. Sampaio – (noite)

Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas – (noite)

Escola Municipal José Aniceto:

Centro de Formação – (manhã)

CEEBJA Manoel R. Osvaldo Cruz – (tarde)

Escola Municipal José Darcy de Carvalho – (noite)

Escola Municipal José Marchesini – (noite)

Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – (noite)

Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti – (noite)

Escola Municipal Odette Alcântara Rosa – (tarde)

Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes – (manhã)

Escola Municipal Zuleide Samways Portes – (noite)

Escola Municipal Mariana Vieira Dias – (noite)

Mais notícias em: Notícias Maringá

(Assesoria de imprensa/PMM)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile