Diante de plateias formadas por crianças de 2 a 5 anos de idade, alunos do 1º ano do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se apresentaram na manhã desta quarta-feira, 18 junho, durante atividade do Make Music Day no Centro Municipal de Educação Infantil Barbara Cecily Netto Barros (CMEI).
Criado em 1982 na França, o Make Music Day tem como missão transformar escolas e espaços públicos em palcos abertos. A celebração musical ocorre em mais de 2 mil cidades de 120 países. Na Cidade Canção, o coordenador regional é o músico Ronaldo Marques, que é também o Supervisor nacional do Make Music Day no Brasil.
Entre segunda, 16, e quarta-feira, 18, os Cmeis e escolas municipais de Maringá vêm sendo palco de diversas atrações, como essa apresentada na manhã de hoje.
“A gente veio apresentar parte do que tem sido trabalhado na disciplina”, explica a professora Daisy Fragoso, que coordenou o show musical de seus alunos da turma de percussão. O repertório privilegiou aquilo que é o cerne da disciplina: gêneros e estilos da cultura brasileira. Assim, as crianças, que foram divididas em duas sessões, puderam interagir com um xote de Luiz Gonzaga, “Marinheiro só” em ritmo de samba e uma ciranda composta pelo acordeonista Gabriel Levy.
Como se trata de uma graduação que formará professores de música, Fragoso avalia que a atividade no CMEI é relevante porque ambienta os discentes no universo escolar. “Outro é pensar no repertório adequado para essa faixa etária, levando em conta a relevância dos ritmos tradicionais e dos ritmos tradicionais para a formação das crianças”. E, por fim, a questão de tocar em conjunto, desenvolvendo a capacidade de ouvir o outro.

Parceria
Para o secretário municipal de Cultura, Tiago Valenciano, a parceria com o Make Music Day é interessante porque traz os alunos da rede municipal para participarem. “É um projeto muito legal, um movimento global. Eu gosto bastante da ideia, porque traz a música para dentro da escola, as crianças têm contato com o instrumento musical”.
Já o coordenador de projetos e eventos, Flávio Zuckert, destaca que a Semuc está engajada com a Secretaria de Educação no Make Music Day, que é um evento com muito tempo de existência. Mas, em Maringá, começa a se fortalecer há cinco anos. “Em 2020, tivemos a primeira vez com uma ação integrada em todas as escolas”.
Segundo Zuckert, a partir do momento que essa ação começou a ser feita em todas as escolas ganhou força, deixando de ficar restrito somente à cena cultural. “A criança que participa de um evento como esse na escola, chega em casa falando, interessada. Isso pode engajar na formação de público, para a gente ter uma participação maior da sociedade nas ações culturais”.

Celebração no sábado
A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Cultura e Educação, promove no próximo sábado, 21, a celebração do Make Music Day, no estacionamento ao lado do Terminal Urbano. Será das 15h às 20h30.
Haverá palco com diversas atrações musicais durante o dia, com espaço para artistas e alunos de projetos musicais locais compartilharem talentos. Confira a programação:
15h – Osmar Pereira
15h40 – Deep n’Strong
16h20 – Scott Collie
17h – Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures
17h40 – Patrícia Shaki
18h20 – Eddie Philip
19h – Ronaldo Gravino
19h40 – Lado Beco

Curso de Música
À reportagem, a professora Daisy Fragoso explicou que Música é uma graduação da UEM, uma instituição pública e gratuita de ensino superior. Assim, o curso também é gratuito, cujo ingresso é feito via vestibular, com prova específica a respeito de conhecimentos básicos de música. Assim, o discente entra já sabendo tocar, em nível iniciante.
“O curso vai formar profissionais em música. O curso de Bacharelado forma os concertistas e o de Licenciatura forma músicos que vão se dedicar também à educação musical”.
Para quem tem vontade de ingressar, Fragoso avalia que é um curso bastante rico, passando por disciplinas relacionadas à educação musical, teóricas de música, práticas de conjunto.