A educação transforma vidas, e 51 jovens de Maringá são a prova disso. Alunos do cursinho social Aprova, iniciativa da Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar), celebraram a conquista de vagas em faculdades da região, incluindo universidades públicas.
O projeto, que revisa todo o conteúdo do ensino médio em 22 semanas de aulas, tem como objetivo preparar estudantes para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecendo uma metodologia que conecta o conhecimento acadêmico à realidade cotidiana.
Para Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da Gerar, o sucesso desses jovens é um reflexo do potencial humano quando há oportunidades. “ Esses adolescentes provaram que, com oportunidade, todos podem desenvolver seu potencial e alcançar seus sonhos”, afirma.
Para a coordenadora, os resultados do Aprova demonstram que o projeto está no caminho certo e aumenta a responsabilidade dos organizadores em trabalhar ainda mais para que mais pessoas realizem seu sonho, prosperem e contribuam com suas famílias, comunidades, com o País.
“Estes resultados fortalecem a nossa crença de que o ser humano quando nasce traz consigo um grande potencial que precisa de condições para ser despertado, ser desenvolvido e, tomara, um dia retornado para a sociedade”, ressalta Dreviski.
Um convite à transformação
O sucesso do Aprova não seria possível sem o apoio de empresas e contadores que acreditam no poder da educação. Elizete faz um apelo especial: “Na hora de recolher o imposto, contadores e empresários tributados pelo regime de Lucro Real podem destinar 1% do valor ao FIA Estadual, que repassa os recursos para a Gerar. Esse gesto já faria parte do pagamento de impostos, mas, direcionado ao Aprova, transforma vidas e contribui para o desenvolvimento regional”.
O projeto, referendado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), já impactou centenas de jovens e está presente em 10 cidades: Curitiba, Paranaguá, Campina Grande do Sul, Ponta Grossa, Cianorte, Maringá, Cascavel, Rolândia, Londrina (PR) e Itajaí (SC). Em cada localidade, o número de vagas varia, mas o compromisso é o mesmo: oferecer oportunidades para que mais jovens possam ingressar no ensino superior e construir um futuro promissor.
“Nisso está ancorado o propósito da Gerar, promover oportunidade de acesso ao Mundo do Trabalho, através dos programas de Aprendizagem e Estágios, oportunidades de elevação de escolaridade por meio de programas como o Aprova, oportunidades de iniciar um negócio com formação e assistência, como o Projeto Mega, enfim, promover o desenvolvimento regional atraves da promoção das pessoas”, explica Elizete.
Matrículas abertas no Aprova para 2025
Para participar do Aprova é preciso ter menos de 18 anos e ser estudante da rede pública de ensino. O curso é 100% gratuito e ocorre entre maio e outubro,
As inscrições para o próximo ciclo do Aprova já estão abertas em várias cidades . Interessados podem se pré-inscrever pelo link https://linktr.ee/Aprova_Gerar, fornecendo dados básicos como nome, telefone e endereço. Em abril, os candidatos serão convocados para uma reunião com seus responsáveis legais e, se aprovados, iniciarão as aulas em maio.
Veja também