Após 38 anos de serviços a Maringá, historiador João Laércio se aposenta

Sua trajetória se pautou pelo conhecimento (e sua disseminação) e a construção da historiografia de Maringá, a cada capítulo. Afinal, foram mais de dez obras escritas, projetos e atendimento a pesquisadores

JOAO LAERCIO homemagem SITE

João Laércio Leal Lopes é formado em História pela UEM (Crédito: Pref. Maringá)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Por quase quatro décadas, João Laércio Lopes Leal pesquisou a História e escreveu histórias para o município de Maringá. Sua trajetória se pautou pelo conhecimento (e sua disseminação) e a construção da historiografia maringaense, a cada capítulo. Afinal, foram mais de dez obras escritas, projetos e atendimento a pesquisadores.

No entanto, nesta sexta-feira, 27, a carreira desse historiador municipal ganhou um ponto final ao se aposentar da função pública.

“Nenhuma homenagem faria jus ao tamanho e importância do trabalho que João Laércio exerceu em sua carreira e à cidade de Maringá”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião, em publicação da Semuc nas redes sociais. Aliás, a Secretaria de Cultura de Maringá, como forma de homenagem e agradecimento, registrou no post a importância do trabalho de João Laércio para a memória local.

Nascido em Formosa do Oeste (PR), em 9 de setembro de 1966, o historiador foi criado em Maringá a partir do ano seguinte, quando sua família se estabeleceu primeiramente na região do Maringá Velho. Depois, mudaram-se para a Vila Operária, onde João Laércio passou sua adolescência e concluiu os estudos básicos – foi aluno do Colégio Theobaldo Miranda Santos.

Após se formar no antigo 2º Grau do conhecido Colégio Dr. Gastão Vidigal, ele se graduou em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no ano de 1987. Em seguida, especialização em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), 1990.

João Laércio (à esq.) e o atual secretário de Cultura, Victor Simião (Crédito: Semuc)

O magistério foi a porta de entrada no setor público, pois João Laércio se tornou professor de história da educação básica. Em 1985, ingressou como funcionário da Prefeitura de Maringá, na condição de historiador.

Mas também atuou como docente da Unicesumar e da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Entre os anos de 2001 e 2002, ocupou a função de secretário de Cultura da Cidade Canção.

Agora, em 2023, aposenta-se, deixando um legado de 38 anos de serviços prestados, entre projetos, obras publicadas e atendimento. As informações do perfil biográfico montado pela Semuc, pasta em que João Laércio estava lotado na Gerência de Patrimônio Histórico.

“Como prefeito da cidade, quero agradecer imensamente ao historiador, agora aposentado, João Laércio, pelos seus 38 anos de vida pública. Um profissional que tem a cara e a essência de Maringá. Usou todo seu trabalho para construir, catalogar, sistematizar e perpetuar a história da nossa cidade. Mais de 10 obras escritas, sendo quase metade durante nosso mandato. Parabéns, João. Nossa gratidão e admiração!”, disse o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, nas redes sociais.

Segundo o projeto Maringá Histórica, em post, Laércio foi o primeiro historiador de carreira do município. “Muito querido por pioneiros e pesquisadores, é a memória viva da história maringaense”.

Crédito: Arquivo/Pref. Maringá

OBRAS
Entre as obras de João Laércio, destaque para:

“Memória nos bairros – Vila Operária” (2002)

“Memória nos bairros – Maringá Velho” (2018);

“História artística e cultural de Maringá – 1936/1990” (2016);

“Depoimentos de escritores e poetas de Maringá” (2018);

“Curiosidades históricas de Maringá” (2019).

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile