PAIXÃO. Vanessa Moraes, ao lado da família, ensina dicas sobre maternidade e vídeos sobre o seu dia. FOTO-ARQUIVO PESSOAL.
Em um cantinho apropriado da casa, com uma câmera, Vanessa Moraes, 27, grava e edita toda semana conteúdo para o canal que tem no YouTube. Bem-humorada conselheira e tagarela, ama falar sobre a vida fora no Brasil e dicas de maternidade. Atualmente, com mais de 688 mil inscritos no canal, números gigantescos que mostram a relevância da brasileira em outro país.
“Criei o canal em 2013, quando me sentia sozinha e pensava em ajudar de alguma forma meninas que saem do país, ensinando com alguma dica, tanto com receitas ou faça você mesma ou até como cortar o cabelo sozinho e por aí vai, mas nunca achei que iria chegar nessa proporção”, conta.
Moraes ainda ressalta que não foi nada fácil no começo, mesmo sendo um lugar que sempre sonhou em viver. É uma cultura totalmente diferente da que conhecia. Para ela, mudar de país foi o mesmo que renascer e ter que aprender tudo, andar em lugares em que nunca andou, falar uma língua que não era a dela, aprender o idioma também, no final é como viver normalmente, mas em outra cultura.
Com 1.035 vídeos no canal, alguns envios mais famosos são sobre maternidade e como morar fora do Brasil. Vanessa ressalta que já pensou em desistir por receber muitas críticas negativas, mas resolveu usar isso ao seu favor e tentar melhorar cada vez mais. “O canal me traz muitas coisas boas, tenho amigas que eram inscritas do canal e hoje faz parte da minha vida, recebo muitas mensagens lindas de pessoas de todo lugar e isso é tão incrível, mas na internet da mesma forma que a pessoa te ama em um segundo ela pode te odiar , e receber mensagens de ataques não é tão legal. Leio mensagens que às vezes não me fazem bem e acabo pensando se realmente vale a pena a exposição, mas na balança o lado bom é sempre maior e isso que me dá força pra continuar”, afirma.
Vanessa é casada com Osmar Junior, tem dois filhos, mas sua “família” é muito maior. Os inscritos do canal são como uma grande família para ela. Vanessa garante que ainda tem muito a aprender e quer ir cada vez mais longe nesse caminho para o qual diz amar.
“O YouTube sempre foi minha paixão, sinto que lá consigo ser e passar meu melhor lado e inspirar de alguma forma quem está assistindo. Eu gravo como se estivesse falando com uma amiga. A câmera é a minha melhor amiga”, diz.