Com o fim do pedágio, cerca de 10 mil trabalhadores ficaram sem emprego desde o dia 26 de novembro em 27 praças nas rodovias da Anel de Integração do Paraná. A tarifa, deixou de ser cobrada e o número de desempregados é estimado com base nos empregos diretos e indiretos informados pelas próprias concessionárias (Rodonorte, Ecovia, Ecocataratas, Viapar, Caminhos do Paraná e Econorte). O desemprego atingiu as empresas terceirizadas, e prestadoras de serviços tiveram os contratos encerrados. Serviços de segurança, guinchos, apoio ao usuário de saúde, atendimento ao acidente, cuidado com a malha rodoviária e outros trabalhos sociais, são uma das funções que as concessionárias prestavam.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no Estado do Paraná (Sindecrep-PR), Valtair Marques, o governo poderia ter feito mais para preservar os empregos. “Infelizmente o nosso governo usou o término das concessões para fins políticos, são mais de 10 mil trabalhadores desempregados em um tempo difícil que estamos vivendo”, aponta.
Marques ainda ressalta que o risco de acidentes pode aumentar, pois o atendimento às vítimas será mais demorado. “Ainda não tem ninguém compondo a falta desses profissionais habilitados. Deixar de pagar tarifa talvez não seja uma boa notícia. Diminuir o valor sensivelmente seria uma saída importante”, ressalta.
Com o fim da concessão, a empresa de transporte rodoviário em Maringá Viapar informou que todos os funcionários tiveram os contratos recendidos e receberam tudo que a legislação prevê, cumprindo aviso prévio e sem previsão para entrar no mercado de trabalho.
O Governo do Estado e o governo federal abriram licitações para os serviços rotineiros de conservação do pavimento (remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento) e serviços de conservação da faixa de domínio (controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária).
O resultado final da licitação promovida para as rodovias estaduais foi divulgado no dia 18 de novembro. O valor total dos cinco lotes ficou em R$ 93,5 milhões para a execução de serviços ao longo de 730 dias (dois anos), com a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidade para as partes envolvidas, para os casos em que a conservação não será mais necessária com o início das novas concessões, devido à supressão dos serviços.
Próxima concessão em 2022
A tarifa deixou de ser cobrada e as cancelas foram abertas para a passagem livre dos veículos por conta do fim do contrato de concessão das empresas com o governo do Paraná que durou 24 anos. O leilão para a nova concessão está previsto para ser realizado somente no último trimestre de 2022, de acordo com a estimativa do governo federal, que será o responsável pela nova fase de concessões.