Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, será aberta nesta sexta-feira, 20, às 19 horas no Centro de Ação Cultural (CAC) Márcia Costa, a Conferência Municipal de Cultura, que vai debater as políticas públicas de Maringá para o setor cultural.
A conferência, que continua no sábado a partir das 13h30, é uma realização da prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura e do conselho Municipal de Políticas Culturais. O tema deste ano está alinhado com a Conferência Nacional de Cultura, que acontece em 2024.
Durante a Conferência, seis eixos temáticos serão discutidos:
- institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura;
- democratização do acesso à cultura e participação social;
- identidade, patrimônio e memória;
- diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
- economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade e
- direito às artes e às linguagens digitais.
Ao final do evento, serão definidas 12 demandas culturais, sendo duas de cada eixo, para serem apresentadas ao Governo Federal.
A programação contará ainda com a escolha dos delegados que irão representar Maringá na Conferência Estadual de Cultura (saiba mais aqui).
“Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal para ouvir a comunidade e garantir que as políticas públicas da cultura sejam definidas com a participação popular, principalmente, pelos agentes culturais da nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.