Desde o primeiro minuto deste domingo, 1º de junho, está valendo o novo limite e velocidade no Contorno Sul de Maringá, que passa a ter velocidade máximo semelhante à de outras avenidas da cidade: 60 quilômetros por hora em toda sua extensão.
Embora seja uma avenida, o Contorno Sul nunca recebeu por parte da prefeitura tratamento de área urbana, bem como também não é cuidada como uma rodovia.
Junto com seu irmão Contorno Norte, o Contorno Sul é a via mais mortal de Maringá. Nos primeiros cinco meses deste ano foram anotadas sete mortes e uma pessoa continua internada em estado grave.
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O trecho de menos de 15 quilômetros usado como atalho por veículos que chegam da região sudeste em direção à BR-376 para seguir em direção ao sul do Estado, não tem acostamento, é margeado por mato alto, não conta com redutores de velocidade e está constantemente esburacado, já que águas de chuva correm sobre a pista poor falta de estrutura de drenagem.
A medida implantada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, é meramente paliativa, mas significa um reforço das ações para melhorar a segurança no local. O município instalou novas placas de sinalização e realizou ajustes nos radares de velocidade da via.
Até este domingo, apenas um trecho do Contorno Sul tinha limite de 80 km/h e foi reajustado.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, reforça a importância dos motoristas respeitarem o limite de velocidade e as regras de trânsito. “Estamos implantando mais essa medida para reforçar a segurança na via. No entanto, é importante que os motoristas respeitem a velocidade, mantenham atenção e sigam as normas de trânsito no Contorno Sul e demais vias da cidade”, disse.

Desde o início do ano, o município reforçou toda a sinalização do Contorno, com a implantação de faixas refletivas para aumentar a visibilidade de veículos em condições de baixa luminosidade. As equipes da Secretaria de Infraestrutura também trabalham no local, desde janeiro, com serviços de manutenção do pavimento. Além disso, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, também desenvolve projeto de duplicação do Contorno Sul em pavimento rígido, ou seja, em concreto. A medida representa uma solução mais durável e segura para a via.
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