IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Por Leonardo Filho
29 de setembro de 2022
Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, prevê que o Dia das Crianças seja bastante animado, uma vez que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. Este é o maior percentual da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a maior intenção de presentear neste ano no Dia das Crianças pode ser atribuída, entre outros fatores, à maior circulação de pessoas comparativamente aos dois anos anteriores, bem como percepção de melhora da conjuntura macroeconômica pela população, com o mercado de trabalho em recuperação.

“Existe também neste momento uma disposição maior para as celebrações, que ficaram um tanto quanto represadas durante o período mais crítico da pandemia. As crianças, em especial, foram bastante impactadas neste período, mas houve, em termos gerais, um fortalecimento das relações entre pais e filhos, o que explica esta disposição maior de comemorar esta data tão importante para o varejo nacional, que se traduz em presentes, passeios, promoção de brincadeiras, viagens, aquecendo assim o consumo de bens e serviços”, reitera.

Em 2021, 65,6% dos entrevistados afirmavam que comprariam presentes no dia 12 de outubro. Entre os indecisos (1,5%) e os 24,1% que não presentearão este ano, mais da metade (58,4%) não possui criança para presentear.

Tipo de presente
Com 55,6%, os brinquedos são o principal tipo de presente escolhido, mas perderam um pouco do destaque na comparação com o ano passado, quando receberam 62,9% das menções. Por outro lado, roupas e calçados tiveram aumento em relação ao 2021, passando de 27,8% para 45,7%.

Os jogos educativos, que tiveram grande procura no ano passado, com 30,9% das citações, este ano tiveram apenas 9,6%. Eletrônicos como videogames, notebooks, tablets e celulares devem ter a comercialização ampliada, ao passarem de 5% em 2021 para 8,5% neste ano. Dar dinheiro para a criança escolher o que quiser será a opção de 7,5%. Já os livros e afins caíram consideravelmente, baixando de 17,4% no ano passado para 5,1% nesta edição do Dia das Crianças.

Valor do presente
O valor do presente é o maior já registrado pela sondagem. O tíquete médio será de R$ 156,58. O valor está, inclusive, mais alto do que antes da pandemia – em 2019 a média gasta em presentes para as crianças era de R$ 90,33.

Na análise por faixa de valores, verifica-se que 1/3 das famílias vai economizar e gastar até R$ 100,00 e outro terço vai despender mais de R$ 200,00.

Data da compra e pesquisa
A maior parte das compras – 51,2% – será feita na semana que antecede o Dia das Crianças. Os consumidores que farão a compra no mesmo dia correspondem a 21,3%; os que vão se antecipar de 8 a 15 dias são 14,3%, e os que já compraram o presente somam 13,2%.

Ao presentear uma criança, os paranaenses fazem, sim, muita pesquisa: 77,5% procuram se informar sobre o preço do presente, sendo que 45,7% usam a internet para fazer suas buscas. Entretanto, com o retorno da circulação de consumidores às ruas, observa-se que a pesquisa pela internet caiu consideravelmente em relação ao 2021, quando a pandemia ainda estava no auge, e 62,9% dos entrevistados à época afirmavam que fariam pesquisa de preço de forma on-line. Com 31,8%, a pesquisa de preços presencial cresceu na comparação com o ano passado, quando era feita por 21,2% dos entrevistados.

Local da compra
Pela primeira vez na série histórica, as lojas de bairro serão o local preferido para as compras dos presentes do Dia das Crianças, com 26,1%. Em 2021, o comércio de bairro recebeu apenas 8,9% do fluxo nesta data, o que, segundo o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, evidencia a migração do movimento das regiões centrais das cidades para os bairros em decorrência da pandemia, gerando novas oportunidades de negócios, principalmente para as micro e pequenas empresas, que caracterizam o comércio de bairro.

“É o primeiro ano pós-pandemia que as pessoas podem se conectar de uma forma mais leve, e isso permite que as crianças tenham uma data marcante. É necessário que as empresas estejam preparadas para esse momento, com bom atendimento, preços compatíveis e atrações infantis. É importante proporcionar uma experiência agradável durante todo o processo com foco na satisfação do cliente”, observa. Além disso, o empreendedor precisa ter uma comunicação estruturada para manter os compradores e atrair novos, sem esquecer de fazer o básico e, assim, gerar conexão e criar fidelidade.

As lojas do centro das cidades são a escolha de 20,6% dos consumidores ouvidos este ano, enquanto a internet é mencionada por 24,1% e, os shoppings, por 18,9%.

Forma de pagamento
Os presentes da criançada serão pagos, preferencialmente, à vista, por 61,5%, somando cartão de débito (28,7%), dinheiro (19,5%) e pix (13,3%). As compras parceladas no cartão de crédito devem corresponder a 20,1% e, as feitas para o vencimento, 13,3%.

Perfil dos presenteados
A maior parte dos paranaenses – 34,7% – vai presentear duas crianças; 27,1% presentearão apenas uma; 17,2% comprarão presentes para três crianças; 6,9% para quatro crianças e, 14,1%, mais de quatro crianças.

A escolha do presente será feita, principalmente, pelo adulto, com 63,5%. Entretanto, o percentual de crianças que vai escolher seu presente subiu este ano, passando de 20,1% para 34,8%.

Decisão de compra
O atendimento do vendedor vai sobressair em 2022 e lidera como o principal fator de influência na decisão de compra segundo a sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR, com 23,4%. Em 2021, a consultoria prestada pelo vendedor era considerada determinante para 15,4% dos consumidores.

O preço baixo instiga 21,6% dos paranaenses, enquanto a qualidade do produto define 21,3% das compras. Promoções e descontos são decisivos para 13,7% e 8,6%, respectivamente, dos compradores.

Redes sociais
As redes sociais exercem grande influência na decisão de compra do Dia das Crianças. Em uma escala de 1 a 5, sendo 5 o maior nível de sugestão, 31,9% dos consumidores ouvidos reconhecem que as publicações em redes sociais exercem muita influência em suas compras e 12% se enquadram no nível 4 de indução. Entretanto, parcela considerável diz que Instagram, Facebook, Tiktok e afins exercem pouca influência na sua decisão de compra, sendo 26,7% no nível 1 e 13% no nível 2.

Na comparação com o Dia dos Pais, quando essa mesma pergunta foi feita aos consumidores, a influência das redes sociais foi superior, com 41,7% dos entrevistados atribuindo o maior grau de indução às plataformas digitais de conexão entre as pessoas.

Fonte: O Dia na Cidade

Tags: ComércioDestaqueDia das CriançasMaringáPesquisa

IMPRESSO

Outros Posts

café especial tem evento para degustadores e empresários em Maringá
Maringá

Festival vai mostrar que café especial é muito mais do que bebida

7 de outubro de 2025
Crédito: Divulgação
Cultura

Banda de Tocantins é destaque da semana no ‘Convite às Artes’ em Maringá

7 de outubro de 2025
Pronto Atendimento à Criança passa a funcionar temporariamente na UPA Zona Sul a partir de quarta-feira, 8, às 7h
Maringá

Pronto Atendimento à Criança passa a funcionar temporariamente na UPA Zona Sul

7 de outubro de 2025
garrafas de bebidas com suspeita de adulteração são recolhidas pelo Procon de Maringá
Maringá

Fiscalização recolhe garrafas de bebidas com indícios de adulteração

6 de outubro de 2025
Entre os destaques, a programação tem o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (Crédito: Vitor Dias/CCTG)
Maringá

1º Festival de Música de Maringá terá programação ao longo de sete dias

6 de outubro de 2025
Vereador Mário Verri pede ao Ministério Público a nulidade da sessão de quinta-feira
Maringá

Vereador pede nulidade de sessão que aprovou aumento de 30% no IPTU

3 de outubro de 2025
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.