Dia do Artista Plástico revela sentimentos em forma de arte

A data serve para homenagear e celebrar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade; A pintura

alexandrecomx seu indio

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com paixão, emoção. O artista plástico transmite o sentimento em forma de arte e cultura. Hoje,08 de maio, foi comemorado o Dia do Artista Plástico. Essa ideia surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil.

HISTÓRIA. Há mais de 10 anos no ramo, Alexandre possui obras em acervos particulares em vários Estados. FOTO-ARQUIVO PESSOAL.

Para um artista, o domínio das técnicas artísticas é primordial para a produção de uma obra de arte. No entanto, mais importante do que a técnica, está a criatividade e o talento, características que são consideradas por muitos como um dom de nascimento, como foi o caso do artista plástico e colunista na seção ‘Cultura’ do Jornal O Maringá, Alexandre Fernando da Silva, trabalhando com artes plásticas há mais de 10 anos, tendo obras em acervos particulares em vários Estados, ele conta que essa paixão surgiu quando ainda era criança.

“Minha paixão pela arte surgiu desde criança, algo involuntário e espontâneo. Já adolescente, tive a sorte de ter dois bons mestres que me ensinaram muito; a paixão deles pela arte me contagiou, e assim esse amor pela pintura só aumentou”, conta.

Mais adiante, ao entrar para a publicidade, sabia que era esse o caminho que gostaria de trilhar. Porém, como todo artista, Silva revela que não sabia por onde ou como começar; pois, no início, tudo parece ser impossível. “Entretanto, quando comecei dando meus primeiros passos, fazendo alguns cursos e mantendo o foco, as coisas foram acontecendo e então percebi que realmente esse é o trabalho que quero ter pelo resto da vida”, diz.

O pintor torna real para as outras pessoas os seus mais profundos sentimentos em relação a tudo o que lhe é caro. Um segredo é revelado a qualquer um que olhar o quadro com a mesma intensidade com que ele foi concebido. Para isso, o pintor deve liberar os sentimentos ou as sensações que guarda e rejeitar tudo aquilo com que já está naturalmente envolvido.

OBRAS. O artista precisa sempre inovar, criando, aprendendo. FOTO-ARQUIVO PESSOAL

Mesmo com indas e vindas na vida, Alexandre nunca pensou em desistir e buscar outra profissão, só pensava como viveria sem a arte. “A arte está impregnada em tudo ao nosso redor. Sempre me imaginei sendo artista: é um sonho que aos poucos está se tornando realidade! Em minha trajetória nada foi fácil, mas algo que nunca passou pela minha cabeça foi desistir de ser artista! Sou muito grato por todas as coisas que ela me proporcionou. Se você quer muito algo, não pode pensar em desistir, tem quer isso em frente e pensar positivamente, acreditar no sonho, no talento e trabalho.

Alexandre sempre em toda a carreira deu o melhor, expressando tudo o que sentia e o que gostariam que refletissem, para isso ele conta que teve boas influências na construção da carreira e trabalho. “Temos que ter em mente que tudo ao nosso redor nos influencia, mas dentre os mestres que me ajudaram e influenciaram nas questões técnicas e artísticas estão: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Basquiat, Picasso, Van

CULTURA. O fundamental para o artista ser relevante nos dias de hoje e saber propagar o trabalho. FOTO-ARQUIVO PESSOAL

Gogh, Rembrandt, Voka, Alex Hillkurtz e muitos outros… Esses são alguns gênios das artes plásticas que fizeram e fazem da pintura uma outra forma de ver a vida. É importante termos referências e objetivos, porque isso nos deixa mais animados, motiva e inspira”, conta.

Alexandre ressalta que o artista precisa sempre inovar, criando, aprendendo. O fundamental para o artista ser relevante nos dias de hoje e saber propagar o trabalho. Ou seja, não basta ter talento (condição fundamental), também é preciso saber se comunicar com o público! “No meu caso, trabalhei muitos anos em agências de publicidade, sou formado em comunicação, e isso ajudou a forjar não só minha técnica como a forma como me comunico com as pessoas. Nos dias de hoje, é necessário dialogar com a cultura digital e estar integrado às as redes sociais”, pontua.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile