Os concursos do Vestibular EaD e do Vestibular de Inverno 2024, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão com inscrições abertas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).
Quem quiser participar da seleção só pode fazê-lo exclusivamente pela internet ou por meio do aplicativo App Vestibular UEM, no período de 2 de maio a 5 de junho. Para que as inscrições sejam homologadas, é necessário realizar o pagamento integral da taxa correspondente até o dia 7 de junho.
O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos, enquanto o Concurso Vestibular EaD 2024 disponibiliza 755 vagas em cursos como Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos nos 21 polos da instituição.
O edital das inscrições homologadas será publicado em 11 de junho, e os locais de prova serão divulgados a partir de 14 de junho. As provas serão realizadas no dia 14 de julho. Os candidatos aprovados no Vestibular EaD ingressarão neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno apenas em 2025.
Para mais informações, consulte os editais: Vestibular de Inverno 2024 e Vestibular EaD 2024.
Adoção de novas regras
Há um ano, a UEM abria inscrições para o Vestibular de Inverno com a adoção de novas regras, como a opção de cada candidato se inscrever em três cursos diferentes. Os cursos pelos quais o candidato faz opção não precisam ser de uma mesma área.
Segundo a UEM, as mudanças facilitaram ainda mais o ingresso dos aprovados no vestibular, por causa de mais opção de escolhas. Para viabilizar a possibilidade de opção por mais de um curso na inscrição, a prova deixou de contar com as questões de Conhecimentos Específicos.
Desde o ano de 2023, conforme a coordenadora geral da CVU, Márcia do Nascimento Brito, os vestibulares da UEM não apresentam mais questões de conhecimentos específicos. “Dessa forma, a prova é a mesma para todos os candidatos inscritos, exceto na seção de língua estrangeira, na qual o candidato pode escolher entre espanhol, francês ou inglês. Essa mudança abriu a possibilidade de os candidatos se inscreverem em até três cursos diferentes, de áreas diversas, conforme a Resolução nº 005/2023-CEP”, diz, via ASC/UEM.
A coordenadora ainda informa que, durante o processo de inscrição, o candidato fará as opções de cursos pretendidos seguindo uma ordem de preferência, dentre os cursos constantes do edital de abertura do Concurso Vestibular. “O objetivo principal dessas alterações foi proporcionar maior acesso dos candidatos aos cursos de graduação da UEM”.