Esta segunda-feira, 23, é véspera de São João. E véspera de São João em Maringá, há mais de 40 anos, é dia de Arraiá de Seo Zico, a mais tradicional festeja junina da região, esperada tanto por maringaenses quanto por gente de toda região.
O arraiá, que é tombado pelo Patrimônio Histórico como Patrimônia Imaterial de Maringá e nos últimos anos está a cargo da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, acontece na Estrada Pinguim, ao lado da Capela Bom Jesus, igrejinha de estrada rural existente desde a chegada dos primeiros pioneiros de Maringá.
Como festa junina e tempo de milho verde têm tudo a ver, na do Seo Zico tem muita canjica, curau, pamonha, mas tem também quentão, paçoca e outros quitutes, além de dança de quadrilha, pau de sebo, outras brincadeiras típicas e um bailão animado pelo sanfoneiro-mor de Maringá, Tercílio Men, e sua banda.

Aos 91 anos, o instrumentista e compositor Tercílio Men está tocando tão bem quando há 60 anos, quando animava programas da Rádio Cultura, acompanhando cantores no “Clube do Caçula” e no “Maringá se Diverte”, depois fazendo casais rodopiar em ritmos como vanerão, forró pé de serra, valsas, grandes sucessos do sertanejo raiz e até no rock.
Pioneiro festeiro
O arraiá foi criada pelo agricultor Anibal Agenor Borghi, o Zico, que chegou com a família para abrir terra na Gleba Pinguim quando tinha 12 anos de idade. O sítio da família ficava em frente à Capela Bom Jesus, onde as famílias pioneiras realizavam festas religiosas tão boas que atraiam gente de outras regiões rurais e até da área urbana, além de cidades que estavam nascendo, como Itambé, Floresta, Marialva e Paiçandu.
Zico Borghi já tinha 50 anos quando criou uma festa junina que ficou famosa e passou a ser chamada de Arraiá do Zico. Com o passar dos anos, os cabelos do organizador foram embranquecendo e o Zico virou “sêo” Zico.
A festa anual foi se tornando cada vez mais importante e acabou sendo tombada pelo Patrimônio Histórico. E também passou a ser promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que tornou a festa em um ambiente em que tudo é de graça, inclusive doces e quentão.
Mesmo a festa estando a cargo da prefeitura, Seo Zico está sempre presente, levando seu papo animado e a rizada inconfundível.
Veja também