Ensina Mais Turma da Mônica

Alunos de robótica aprendem conceitos de física, força, programação e desenvolvem a criatividade

Foto: arquivo/ Ensina Mais Turma da Mônica

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Ensina Mais Turma da Mônica, marca licenciada com a Maurício de Sousa Produções, é uma rede de apoio escolar do Grupo MoveEdu, o maior grupo de franquias de inovação e educação do mundo, que traz para Maringá um conceito inovador com atendimento individualizado para crianças e adolescentes entre seis a 14 anos, matriculadas nas turmas do primeiro ao nono ano nas redes públicas e privadas de ensino.

Com aulas digitais e interativas a unidade tem foco nas disciplinas de matemática, português, inglês, informática e robótica, todas elaboradas por meio de um plano de estudo personalizado. Assim que o aluno chega à Ensina Mais Turma da Mônica é feita uma avaliação pedagógica para analisar as dificuldades e necessidades de cada estudante. Com base nessa sondagem é elaborado um plano de aula para que possa ser desenvolvido o conhecimento em conjunto com as habilidades sociais, emocionais e cognitivas, para que as crianças aumentem o seu desempenho escolar ao mesmo tempo em que se preparam para a vida.

O proprietário e diretor Bruno Francia Carvalho, graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), informa que anteriormente trabalhava como professor da rede pública e particular de ensino, mas sempre teve o desejo de abrir o próprio negócio na área da educação. O sonho começou a ser construído no começo do ano passado e teve a inauguração em março de 2021. A equipe tem duas pessoas que atuam na mediação de aprendizagem, Beatriz Lobato e a Gabrielle Mari, que atualmente atendem cerca de 22 alunos. “A metodologia é híbrida, com atividades por meio de computadores e livros, a nossa plataforma é gamificada, sendo que os nossos alunos vão conquistando medalhas conforme a realização dos exercícios”, explica Carvalho.

Diretor Bruno Francia Carvalho está a frente da unidade Ensina Mais Turma da Mônica em Maringá – Foto: redação

A Ensina Mais Turma da Mônica realiza um apoio continuado com cursos que possuem a duração mínima de um ano, e tudo começa a partir da avaliação pedagógica, que busca entender as dificuldades do aluno. “Muitas vezes nós percebemos que as dificuldades deles estão em anos anteriores. Por exemplo, um aluno que está no 5º ano e tem dificuldades em fazer uma fração, conseguimos identificar que o aluno deixou de assimilar a divisão anteriormente, no 3º ano. Para um entendimento real do conteúdo da fração é necessário que ele saiba a divisão, então trabalhamos com o preenchimento dessa lacuna primeiro. Com a retomada desse conteúdo, ele consegue se desenvolver melhor na série atual. O apoio continuado de um ano é o tempo mínimo para que possamos ter resultados sólidos. Com nossa metodologia a criança começa a se sentir mais confiante, segura, se concentrando ainda mais nos estudos, aumentando a sua autoestima e contribuindo com a socialização no ambiente escolar”, informa.

 

Conteúdo didático

A tecnologia está presente na metodologia, com material didático exclusivo, composto por atividades lúdicas que maximizam o aprendizado dos conteúdos – Foto: arquivo/ Ensina Mais Turma da Mônica 
Material didático das disciplinas de português e matemática – Foto: arquivo/ Ensina Mais Turma da Mônica

O material didático é exclusivo e impresso, composto por atividades lúdicas que são realizadas também por meio de computadores, fazendo o presente uso da tecnologia e ajudando a maximizar o aprendizado dos conteúdos. A disciplina de português é dividida em nove etapas desde a alfabetização até a elaboração de textos argumentativos, desenvolvendo a habilidade de interpretação de textos, hábito pela leitura, pronomes, acentuação, concordância, entre outros. A matemática também compõe nove etapas, desde a contagem até a álgebra, com funções e números irracionais. Dentro dela é desenvolvido o raciocínio lógico-matemático, as operações, os conhecimentos de geometria e aplicações em problemas. Já na robótica os alunos aprendem conceitos de física e programação, atrelados a contextos de geografia e história, que trabalham a criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas e gestão interpessoal.

Os pais têm recebido uma resposta boa dos professores e coordenadores das escolas, que observaram a diferença no desempenho dos alunos, de acordo com o diretor Bruno Carvalho: “Nós desenvolvemos o nosso trabalho com uma relação direta com a escola e família, entramos em contato para poder auxiliar nos conteúdos que estão sendo trabalhados na escola, ao mesmo tempo em que repassamos para os professores as observações e avanços do aluno na defasagem”, disse.

 

Turma da Mônica

A turminha mais querida do Brasil foi criada pelo cartunista Maurício de Souza no ano de 1959, composta pelos famosos personagens Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Franjinha, entre outros. Eles são um grupo de amigos que moram no bairro do Limoeiro e passam por várias situações incríveis e também muitas confusões.

São mais de 62 anos de história que conquistaram grande sucesso e os corações de adultos e crianças de vários países. Aqui no Brasil a Turma da Mônica tem as versões baby, infantil, jovem, toy, adulta e muitas outras. E os personagens viraram desenho animado, jogos de videogame e podem ser encontrados no Parque da Mônica em São Paulo e também na loja oficial da turminha.

O diretor Bruno Carvalho nos conta que aprendeu a ler com as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica e isso o motivou a escolher essa franquia educacional para as crianças de Maringá.

Para a assistente social Karine dos Santos Costa, mãe de Raul dos Santos Costa de Camargo, 7 anos, que está no segundo ano do ensino fundamental, as aulas da Ensina Mais Turma da Mônica proporcionaram ao filho além da alfabetização, um convívio com outras crianças. “Foi maravilhoso para ele nesses tempos de isolamento e pandemia, pois o rendimento dele mudou para melhor, e os professores disseram que ele apresentou maior facilidade na aprendizagem e maior desejo de aprender a ler e escrever”, revela.

Ela percebeu uma melhora emocional no comportamento do filho, pois como ele havia saído do ensino infantil e ingressou no fundamental, logo veio a pandemia. “Mesmo não sendo professora, assumi o papel de alfabetizar o meu filho em casa, no modelo remoto, o que não deu certo e ele sentiu a pressão do isolamento social, adquirindo insegurança quanto aos conteúdos da escola, sentimento de incapacidade e baixa autoestima. O ingresso dele na Ensina Mais foi essencial para fortalecê-lo emocionalmente, base para que Raul experimentasse tentar ao menos conhecer as letras e palavras, se sentindo capaz de aprender a ler e escrever”, completa.

Conheça as soluções educacionais da Ensina Mais Turma da Mônica por meio do Instagram @ensinamaismaringa e também no endereço Rua Santos Dumont, 1811 – sala B, Maringá. O telefone para contato é o (44) 99937- 9996.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile