Escritor Jeferson Tenório, vencedor do Jabuti, protagonizou última mesa da Flim 2024

Jeferson Tenório, no auditório Sertões da Flim 2024 (Crédito: Cristiano Martinez)

O bate-papo “Avessos do avesso” encerrou a programação de discussões e mesas na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), neste domingo, 15 de setembro.

O protagonista do encontro, que começou às 17h, foi Jeferson Tenório, autor do livro “O avesso da pele”, vencedor do tradicional Prêmio Jabuti de 2021, na categoria “Romance Literário”; e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

Sob mediação de Romi Matos, o convidado da Flim conversou sobre sua obra literária e questões de representatividade religiosa e racial. A conversa se deu no auditório Sertões do Teatro Calil Haddad, com plateia cheia.

É a primeira vez de Tenório em Maringá. Ele é autor também do romance “O beijo na parede” (2013), eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. E “Estela sem Deus” (2018).

Para 25 outubro deste ano, está previsto o lançamento pela Companhia das Letras do novo livro do autor, “De Onde Eles Vêm”. Essa obra se ambienta na época do ingresso dos primeiros estudantes cotistas nas universidades brasileiras, em meados dos anos 2000.

Na Flim, o escritor conversou rapidamente sobre a novidade, já que não pôde dar muitos detalhes.

Após a mesa, a Festa Literária deu continuidade às últimas atividades da edição de 2024, cujo tema é “Fora de Centro”.

Às 20h, o espaço recebe a peça “O Avesso da pele”, em realização do grupo Corpo Rastreado.

A seguir, mais registros do bate-papo (fotos: Cristiano Martinez):

Sair da versão mobile