Estátua de dom Jaime será inaugurada nesta segunda ao lado da Catedral

dom jaime ganha estátua em Maringá nesta segunda-feira

O bispo dom Jaime Luiz Coelho está sendo homenageado pelas realizações que fez ao longo da história Foto: Arquivo

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O primeiro bispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho, apontado como um dos maiores realizadores da história da região, será homenageado nesta segunda-feira, 25, às 15 horas, quando o arcebispo dom frei Severino Clasen e o prefeito Ulisses Maia (PSD) inauguram uma estátua de dom Jaime em tamanho natural, ao lado da Catedral que ele idealizou quando chegou a Maringá, em meados da década de 1950, e construiu nos anos seguintes, inaugurando-a há 50 anos.

A homenagem, custeada pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, acontece quase 11 anos após a morte de dom Jaime, aos 97 anos.
A estátua de bronze foi anunciada há quase 10 anos e na época chegou a ser encomendada ao advogado, músico, escultor, pintor e ilustrador Edgar Duvivier, considerado uma referência na escultura de estátuas, com obras em vários países, inclusive na Europa e Estados Unidos, como a de José Saramago, em Lisboa, Portugal, a da escritora Clarice Lispector, no Leme, Rio de Janeiro. No Brasil, uma obra bastante famosa do escultor é a estátua em tamanho real da vereadora Marielle Franco, que foi assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro.

Desde o início da semana a estátua esculpida em bronze por Duvivier está instalada em seu pedestal, porém está coberta e somente será apresentada ao público nesta segunda-feira.

O prefeito Ulisses Maia está convidando toda a população a comprarecer à Praça da Catedral para acompanhar a inuguração. “Além do líder religioso e de pessoas influente no comunidade maringaense, dom Jaime foi o fundador de várias entidades assistenciais que até hoje atendem nossa comunidade”, disse, lembrando o Albergue Santa Luiza de Marilac, o Lar dos Velhinhos, Lar Escola da Criança, Santa Casa de Misericódia, além da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, que foi o embrião da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile