O dia 17 de dezembro encerra o calendário escolar de 2021 na rede municipal de ensino, que passou por várias adaptações para poder continuar oferecendo educação de qualidade para os alunos de Maringá, devido ao período de pandemia. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais estavam utilizando o ensino remoto desde março de 2020 e o modo híbrido a partir do dia 28 de julho. Somente a partir do dia 4 de outubro deste ano o ensino presencial foi retomado de modo integral, seguindo todas as medidas sanitárias.
O prazo para fazer a rematrícula referente ao ano letivo de 2022 encerrou no mês de novembro e os pais ou responsáveis legais tiveram que comparecer às unidades escolares para poder garantir a vaga do aluno para o próximo ano.
De acordo com a Secretaria de Educação, existem cerca de 116 instituições municipais de ensino na cidade, sendo 52 escolas municipais e 64 CMEIs, totalizando 39.683 estudantes matriculados.
Fila de espera
Vale lembrar que há exatamente um ano, em dezembro de 2020, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) determinou que a Prefeitura de Maringá zerasse a fila de espera por vaga nas creches e o Governo Municipal adotou o programa de compras de vagas em instituições privadas de ensino, para poder atender à demanda de 334 crianças na faixa etária de zero a três anos que estavam aguardando vaga.
Entramos em contato com a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), para sabermos informações sobre a fila de espera por vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade. Segundo a Siacom, a secretária de Educação Tânia Periotto informou que o município está em processo de matrícula e rematrícula: “Precisamos que esse processo feche para ter um número conclusivo”, explicou.
Ela nos contou que as matrículas dos Centros de Educação Infantil vão até a próxima sexta-feira (10), já nas escolas do município o prazo já foi finalizado.
“A Prefeitura informa que ainda é possível fazer o processo de ingresso das crianças na rede municipal. Os atendimentos retornarão na reabertura das secretarias das escolas e CMEI’s em janeiro de 2022”, completou a secretária.