Eventos que marcam o Dia de Zumbi e da Consciência Negra aconteceMu durante todo este domingo, 19, no Conjunto João de Barro I/Santa Felicidade, quando se comemora também o 27º aniversário da Praça Zumbi dos Palmares, única praça de Maringá construída pelos moradores.
A programação será das 9 às 11h30 e das 14 às 19 horas com roda de capoeira Angola, com o Grupo Zimba, abraço simbólico na praça, exposições de fotos, DJ Lumizzz, apresentação das Meninas da Vila, Grupo Sempre Tem, Sarau Minervino de Oliveira e MC Thawan.
Um pouco da história da praça
A Praça Zumbi dos Palmares é um espaço de lazer e cultura, admirada por sua beleza, história, identidade, memória e ancestralidade. Ela foi reconhecida pela Lei Municipal n.º 4.044/96 e é o principal Patrimônio físico, histórico e representativo da comunidade negra de Maringá, sendo palco para diversas manifestações culturais, em especial da cultura afro-brasileira, ela é uma referência histórica da resistência negra, afro-brasileira no Estado do Paraná.
A Praça Zumbi dos Palmares foi construída pelos próprios moradores dos conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade, contando com ajuda também de gente de outras áreas, principalmente pessoas ligadas ao movimento negro. A construção foi para que as crianças e os adolescentes tenham um lugar para brincar, jogar bola, fazer teatro e outras atividades.

Ao longo desses 27 anos de existência, muitas histórias se entrelaçaram na Praça Zumbi dos Palmares. Foram mais de 50 atividades culturais realizadas na praça. Crianças e adolescentes participaram das oficinas de capoeira, cinema, teatro e músicas.
Veja também