As gêmeas da natação paralímpica maringaense, Débora e Beatriz Carneiro, foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Paraná, assim como os outros 61 paranaenses que conquistaram medalhas ou participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.
Em sessão solene realizada ontem, 21, foram destacados os programas do Governo do Estado que incentivam a formação e apoiam o aprimoramento de atletas, como o Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) e o Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), financiado pelo contribuinte do ICMS. 40 atletas que foram à Paris são apoiados por um ou ambos os programas.
O proponente da homenagem, deputado Alexandre Curi, primeiro-secretário da Alep e que presidiu a sessão solene destacou o sentimento de poder receber os atletas. “É uma honra para a Assembleia Legislativa do Paraná prestar essa homenagem a atletas, paratletas, treinadores e coordenadores, que representaram o Paraná nos Jogos de Paris. Muitos vieram de programas sociais, com o incentivo do Governo do Estado, para encorajar as pessoas a praticarem esportes”.
Foram chamadas para a bancada, representando os demais homenageados, as medalhistas e bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica Julia Soares (bronze por equipes na ginástica artística na Olimpíadas) e Débora Borges Carneiro (medalhista de prata nos 100 metros peito na Paralímpiadas).
Débora, que assim como sua irmã gêmea e também medalhista Beatriz, é apoiada pelo Geração Olímpica e Paralímpica desde 2015. Ela agradeceu o carinho do Estado com o esporte paralímpico. “O esporte é um mundo maravilhoso e especial para todos nós, pessoas com deficiência, permitindo nos integrar à sociedade e mostrar que temos talento e muita capacidade de superação. É um grande agente de transformação social. Em nome de todos os atletas, agradeço por estarem sempre apoiando e atendendo o esporte paralímpico”.
Atletas e técnicos, um por um, receberam a homenagem que concedeu, em nome da Assembleia, “congratulações pela brilhante e excepcional participação nas Olimpíadas de Paris 2024, além de seus esforços, conquistas e relevantes serviços prestados ao esporte paranaense, brasileiro e mundial’.