Sementes dos girassóis do Eurogarden alimentam araras em zoológico

girassóis do Eurogarden

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Além de fazer a alegria de milhares de pessoas que visitaram, gratuitamente, o campo de girassóis do Eurogarden entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as flores tiveram uma finalidade ainda mais nobre. Parte delas foi doada para o Zoológico Zoo Casa das Araras, de Maringá, que utilizou as sementes para alimentar as cerca de 80 aves do local.

A Casa das Araras é credenciada pelo órgão ambiental Instituto Água e Terra (IAT/ Ibama). Por isso, recebe aves resgatadas por meio de tráfico, maus tratos e desastres ambientais. E existem os casos de aves legalizadas que chegam até o zoológico por meio de doação.

São araras, papagaios, periquitos, tucanos, maritacas, tigres d’água, araçaris, gralha e cacatua, entre outras. O Zoológico também tem duas lhamas (Rambo e Juninho), um jabuti argentino e uma tartaruga. A proprietária, Camila Fernandes Amorim, administra o local ao lado do marido, conhecido por Neto das Araras. Eles têm assessoria técnica da bióloga Joseli Cristina da Silva, doutoranda em Genética e Melhoramentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

As sementes doadas pelo Eurogarden Maringá representam um alimento extra. A base da alimentação saudável de uma ave consiste em uma ração extrusada de boa qualidade acrescida de legumes, verduras, frutas e sementes. O girassol é ofertado como petisco. Segundo os proprietários do zoo, “as aves amam as sementes”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile