Os conjuntos habitacionais Santa Felicidade e João de Barro I, de uma das regiões mais desprovidas de atenção do poder público, estão convidando e desafiando grafiteiros, muralistas e artistas plásticos a participar do projeto Colorindo a Vila, que vai dar um novo visual para os dois conjuntos.
Quando se fala em desafio é porque não se trata de grafite comum, mas sim trabalhos baseados na arte de uma das mais respeitadas muralistas do mundo, Esther Mahlangu, uma artista sul-africana da nação Ndebele, conhecida internacionalmente por suas pinturas contemporâneas em grande escala.
A proposta do projeto Colorindo a Vila é resultado da parceria entre moradores, artistas, grafiteiros e empresas de tintas que vão dar um novo visual ao bairro.
O objetivo é fazer intervenções que contribuam para a revitalização de espaços privados e públicos através da arte urbana, como grafite, pinturas, entre outras linguagens.
A ação pretende grafitar 20 fachadas de casas e alguns muros dos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I com pinturas inspiradas nas obras de Esther Mahlangu. Os moradores que residem em volta da Praça Zumbi dos Palmares podem escolher as obras de artes que pretendem que suas casas e muros sejam pintados ou grafitados.
O projeto faz parte do Corredor Cultural Ubuntu com o objetivo de valorizar a comunidade, por meio da arte e da cultura, além de espalhar mensagens de cuidado e zelo pelo bairro.
Veja também