Afinadas, empolgantes e exímias musicistas. O grupo Brejeiras encerrou a turnê de “Ave, Clara! Brejeiras cantam Clara Nunes” pelo interior do Paraná na noite deste domingo, 13 abril, em Maringá.
Com participação especial da percussionista Matê Magnabosco, o quarteto curitibano formado por Beatriz Schneider (violão 7 cordas), Gisele Fontoura (cavaco e voz), Jô Nunes (voz e pandeiro) e Mariana Zibáh (flauta transversal, percussão e voz) se apresentou no Teatro Reviver Magó.
O encontro no palco dessas cinco musicistas celebrando uma das maiores intérpretes brasileiras é elegante e forte. Transitam entre cordas habilidosas, percussões ritmadas, vozes potentes e flauta delicada, entregando diferentes momentos durante a interpretação da obra de Nunes. Desde 2017, as Brejeiras prestam homenagem à artista.
Com entrada gratuita, a turnê percorreu nesta semana as cidades de Campo Mourão, Astorga, Paranavaí, Umuarama e, claro, Maringá.

Brejeiras
O Grupo Brejeiras nasceu em 2016 e é composto por Beatriz Schneider (violão 7 cordas), Mariana Zibáh (flauta transversal, voz e surdo), Gisele Fontoura (cavaco e voz) e Jô Nunes (voz e pandeiro). O coletivo feminino tem como missão reposicionar o lugar da mulher na música, trazendo para ser protagonista quem sempre foi minoria na tradição das rodas de samba e choro. Em março de 2025, lançou seu primeiro álbum, Senhora da Canção, Brejeiras cantam Ivone Lara, com participação de Áurea Martins.

Convidada
Matê Magnabosco é percussionista, arte educadora e Luthier de instrumentos de percussão. É natural de Curitiba e reside em São Paulo desde março de 2019, onde atualmente integra o grupo 1-5rõyá, o bloco Kazunji e a Orquestra Jóia Rara. Além de atuar como percussionista nos projetos “Um Canto Para Yabas” de Paula da Paz, “Experimentos Afro-Corpóreos” de Janette Santiago e “Corpo em Diáspora” de Luciane Ramos.

Projeto
“Ave, Clara! Brejeiras cantam Clara Nunes” é projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.


