Um grupo de 19 pessoas do Curso de Língua Inglesa da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai passar oito dias em Londres, Inglaterra, conhecendo pontos turísticos, detalhes da história e da cultura e colocando em prática o que aprenderam na sala de aula do idioma inglês.
A viagem inclui visitas ao sítio histórico Stonehenge, construído há 3 mil anos, Liverpool, a cidade dos Beatles, e outros locais e monumentos que despertam a atenção dos turistas na capital inglesa, como o Palácio de Buckingham, residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido em Londres, o Big Ben e a mais famosa faixa de pedestres do mundo, imortalizada na capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles.
.
A iniciativa é da professora Rosângela Alves, do Departamento de Letras Modernas da UEM, que assim pretende oferecer uma oportunidade a alunos da Unati se comunicar com falantes de outros países.
Esta é a segunda viagem a Londres e muitas das participantes da viagem do ano passado gostaram tanto que resolveram ir novamente neste ano. Só que desta vez algumas delas estão levando seus maridos também.
A viagem que começa na madrugada desta terça-feira, 22, será mais longa do que a do ano passado, já que, por sugestão das “meninas da Unati”, a professora incluiu no roteiro também cinco dias em Paris e arredores, incluindo jantar na Torre Eiffel, o destino turístico mais visitado do mundo e que identifica a capital francesa.
Para não se perderem do grupo, todas vão usando a já famosa jaqueta cor de rosa que deu ao grupo a denominação “Ladies in Pink”. Os homens, que garantem que não se perderão, não quiseram a jaqueta rosa.
Unati-UEM, uma universidade ao alcance de todos
A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) é um órgão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) voltado para a formação continuada da pessoa da terceira idade com o propósito de estimular a saúde mental e corpórea de todos os envolvidos, promovendo a longevidade e a conscientização política de pessoas com mais de 60 anos. Em outras palavras, a Unati oferece atividades para estimular e promover o espírito de cidadania, dignidade e responsabilidade entre seus alunos.
A Unati tem um espaço próprio no campus sede da UEM, o bloco A-38, com quase 610 metros quadrados de área, inaugurado há um ano. Ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, conta com auditório, salas de aulas, laboratório de computação, copa, sanitários e um amplo hall. O espaço abriga ainda a Coordenadoria de Apoio à Educação (CAE) e o Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), ambos ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Atualmente, cerca de 700 alunos, todos com 60 anos ou mais, participam dos cerca de 70 cursos (disciplinas) ofertados. Como durante a pandemia da covid-19 as aulas eram remotas, a Unati/UEM passou a ter alunos também residentes em outros Estados e mesmo em outros países.
Os ‘acadêmicos’ da Unati-UEM terão os mesmos professores dos cursos regulares da universidade, todos com mestrado, doutorado e que ministram cursos para a terceira idade na condição de voluntários convidados.
Quem quiser fazer curso na Unati, é só procurar o Bloco A-38, escolher uma ou mais disciplinas, de acordo com os horários que lhe interessam, e fazer a matrícula, sem vestibular, sem pagamento de taxa, sem necessidade de 2º grau completo ou qualquer exigência. O único pré-requisito é querer aprender mais e fazer amigos.