Em pleno sábado, 169 pessoas compareceram ao Hemocentro Regional de Maringá neste dia 25 para fazer doações e até o final do expediente foram coletadas 148 bolsas de sangue. O alto comparecimento fez parte das atividades relativas ao Dia Nacional do Doador de Sangue, quando o Hemocentro de Maringá estendeu o atendimento até as 17 horas e aproveitou para divulgar a importância da doação de sangue.
Os eventos relacionados ao Dia do Doador continuaram no domingo, 26, com uma panfletagem na Avenida São Paulo realizada pelo grupo Irmãos de Sangue, formado por voluntários que tanto doam sangue regularmente quanto fazem a divulgação da importância da doação, com objetivo de aumentar a quantidade de doadores.
“Nesta comemoração busca-se aumentar a promoção e conscientização sobre o tema e assim motivar a população para este ato de solidariedade. Ainda, este é um momento particular para agradecer todos aqueles que são doadores de sangue ou que promovem a doação de sangue. O Hemocentro agradece todos os doadores e apoiadores pelo excelente número de coletas realizadas durante a semana do doador, ajudando a manter os estoques estáveis e salvar a vida de centenas de paranaenses”, afirmou o diretor Gerson Zanusso Junior.
No Brasil a quantidade de doadores está abaixo do ideal considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela OPAS, mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Das 148 bolsas de sangue coletadas sábado, 44% foram candidatos de repetição, o restante (56%) fizeram sua primeira doação no Hemocentro. Além disso, seis pessoas se cadastraram para doação de medula óssea.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
O Hemocentro fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário e aguarda os doadores para que essa corrente do bem não seja interrompida. Doar sangue é uma atitude de solidariedade e amor. É possível, ainda, agendar horários para fazer a doação pelo link ou (44) 3011-9151 (Whatsapp)
Veja também