O Hospital da Criança de Maringá completa 1 ano de funcionamento nesta terça-feira, 16. e celebrou nesta segunda-feira o primeiro ano de funcionamento, período em que realizou mais de 40 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias, e se consolidou como referência em saúde pediátrica e infantojuvenil para toda a macrorregião Noroeste do Paraná, garantindo cuidado especializado e de qualidade mais próximo das famílias.
A solenidade de celebração do primeiro ano de funcionamento do hospital ocorreu na manhã desta segunda-feira e reuniu representantes da Prefeitura, Secretaria de Saúde e da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição gestora do hospital.
Durante a cerimônia, também foi realizada a assinatura de renovação do contrato anual avaliado em R$ 45,2 milhões com a Liga Álvaro Bahia.
O Hospital da Criança de Maringá foi inaugurado em 16 de setembro de 2024 e entre os mais de 40 mil atendimentos realizados estão mais 8 mil exames de imagem, 12,3 mil consultas ambulatoriais, 11 mil exames laboratoriais, 1,8 mil cirurgias e 3 mil internações.
Funcionamento 23% acima do projetado
Os resultados alcançados no primeiro ano representam 33% da capacidade total do hospital — 23% acima do que havia sido projetado para este período.
Representando o Executivo, a vice-prefeita Sandra Jacovós (PL) disse que a celebração é pela possibilidade de um diagnóstico mais rápido, a esperança de milhares de famílias de terem a saúde dos filhos restabelecida. Segundo ela, por meio da unidade hospitalar, famílias que antes precisavam se deslocar para outras cidades e até mesmo fora do Estado em busca de tratamento oncológico passaram a ser atendidas em Maringá. “O hospital, que era um sonho, passou a ser realidade, diminuindo distâncias e sofrimento”, afirmou.
O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, destacou a importância do hospital como símbolo de transformação na saúde pediátrica da cidade. Ele ressaltou a importância da parceria entre o município e os governos estadual e federal para o funcionamento da unidade, que resultam em aporte de R$ 45 milhões anualmente.
“O percentual de funcionamento já supera o que estava previsto inicialmente, considerando que o atendimento oncológico pediátrico, que estava previsto apenas para 2027, está funcionando e é uma realidade para nossa população”, disse Nardi.
O Hospital da Criança de Maringá recebeu apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, do deputado federal Ricardo Barros e da deputada estadual Maria Victoria, e alcançou 33% de funcionamento em um ano, superando em 23% a meta prevista no projeto inicial.”
Para o superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo, a sensação é de dever cumprido, mas com foco em um novo ano de crescimento e ampliação da oferta de serviços. “Não é fácil operacionalizar um hospital do zero, mas conseguimos a partir da união de diversas forças da esfera política, da administração municipal e da população de Maringá. Para o próximo ano, estaremos focados em crescer, consolidar a oncologia e as cirurgias que vêm sendo feitas, aumentando a complexidade. Além disso, é bem provável que sejam abertos novos leitos de UTI.”
A diretora geral do HCM, Juliana Motta, disse que “o Hospital da Criança de Maringá nesse 1 ano se consolida como um marco para a saúde da região. Desde sua inauguração, a unidade tem se destacado pelo atendimento humanizado e de qualidade. Parabenizamos todos os profissionais, colaboradores e parceiros que, com dedicação e excelência, tornam possível essa missão diária de salvar vidas e cuidar do futuro”, acrescentou.
Veja também