Uma comissão julgadora escolheu nesta segunda-feira, 26, o Empresário do Ano 2023: José Armando Quirino dos Santos, o Zeca Quirino, da Catamarã Engenharia e Empreendimentos. A comissão foi formada por representantes das quatro entidades promotoras do prêmio – Acim, Sivamar, Apras e Fiep – além de prefeitura de Maringá, Câmara Municipal, Instituto Acim, Codem, Sindicato dos Jornalistas e Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. Antes, 26 entidades puderam indicar nomes de empresários de quaisquer segmentos que expandiram os negócios no último ano e com participação ativa na comunidade.
Zeca Quirino é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem especialização em Irrigação e Drenagem e MBA em Gestão de Negócios da Construção Civil. Em 1989 fundou com a esposa, a também engenheira civil Marcela, a Catamarã Engenharia. Foi um dos fundadores do Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (Marev), em 1997, e presidiu a entidade entre 1999 e 2007. É vice-presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, do qual foi diretor de Indústria Imobiliária de 2008 a 2022. Desde 2008 integra a Câmara Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É pai de Bruno, Eduardo, Rodrigo e Marcelo, sendo que os dois últimos são engenheiros e sócios-diretores da empresa da família.
A entrega do prêmio será neste ano, em data a ser definida com o homenageado. No ano passado o ganhador foi o advogado e consultor Marcio Rodrigo Frizzo, diretor da Certezza Consultoria e da Frizzo e Feriato Advocacia Empresarial.
O Empresário do Ano é uma sucessão do prêmio Comerciante do Ano, criado em 1980 pelo Sivamar. Em 1998 a ACIM passou a ser co-promotora. No ano seguinte Apras e Fiep passaram a ser parceiras da premiação e o nome foi alterado.