O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, foi celebrado em Maringá na manhã deste domingo, 29, com a realização da 1ª. LesBike, uma pedalada pela ciclovia da Avenida Brasil até a praça do antigo aeroporto.
A LesBike juntou principalmente mulheres lésbicas, mas também simpatizantes compareceram para apoiar e dar maior visibilidade à causa que busca que sejam assegurados os direitos das mulheres lésbicas, bem como para ajudar a reduzir o preconceito que ainda é grande na comunidade.
A militante Wellen Rezende, organizadora da 1ª LesBike de Maringá, diz que a movimentação deste domingo conseguiu chamar a atenção da coletividade e certamente em outras oportunidades terá a participação de um número maior de pessoas e o esforço para assegurar direitos e reduzir o preconceito vai aos poucos colhendo pequenos resultados.
A presidente da Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AMLGBT), Margot Jung, esteve presente para apoiar a pedalada e ressaltou a importância de uma manifestação como essa. “As mulheres lésbicas ainda são invisibilizadas na sociedade e ir para as ruas no dia de hoje é um ato de bravura e resistência, marcando que ainda há necessidade de políticas públicas pensadas para essas mulheres”, disse.