Em circulação, o longa-metragem “Maria do Ingá” (2025) tem nova sessão aberta ao público com entrada gratuita.
Nesta segunda-feira, 9 junho, na Sala Cine UEM, localizada no bloco 036 do campus sede da Universidade Estadual de Maringá. Horário: 19h30.
Com direção de TH Fernandes e Lua Lamberti, esse filme foi produzido em Maringá pelo fomento da Lei Paulo Gustavo.
Sinopse: Inspirado na icônica música “Maringá” de Joubert de Carvalho, o filme fala da trajetória de duas irmãs nordestinas, Maria e Tuca, em meio a seca, ao amor e a resistência. Misturando realidade e fantasia, o longa reimagina essa memória coletiva com afeto e coragem.
TH Fernandes propôs uma estética visual e narrativa inspirada na obra “Hoje é dia de Maria”, minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida em 2005. Para tanto, contou com a direção de fotografia de Anderson Craveiro e a direção de arte de Laura Carvalho, que trouxeram outras referências estéticas.
O filme foi quase todo rodado em estúdio, onde a equipe de arte se encarregou de criar ambientes com a estética do realismo fantástico e o uso de projeções do cinema expandido. É neste cenário, entre galhos secos, cactos e animais cenográficos, que acontece a narração da história.
Ao final da sessão haverá um bate-papo com o público.
Circuito
A estreia ocorreu no Cineflix do Shopping Maringá Park. Depois, passou no Espaço Solagasta, Estúdio Telescope, Arena das Artes e agora no Cine UEM desta segunda-feira.
Produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC)
Lei Complementar n° 195/2022
Lei Paulo Gustavo
Ministério da Cultura
Prefeitura do Município de Maringá
Secretaria de Cultura de Maringá
Serviço
Sessão de “Maria do Ingá”
Segunda-feira, 09/06
19h30
Sala Cine UEM – bloco 036 (entrada gratuita)