Dia Nacional do Fusca é comemorado em Maringá neste domingo, 22

O carro popular da Volkswagen fez história em todo o mundo e deu início à indústria automobilística no Brasil

Fusca

Os Fuscas antigos serão expostos na praça em frente à prefeitura de Maringá Foto: PMM

O dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca e em Maringá a comemoração acontece neste domingo, 22, na Praça Renato Celidônio, em frente à prefeitura de Maringá, onde fusqueiros da região vão expor seus carros antigos de marcas diversas, mas principalmente fuscas. O encontro de fuscas acontece das 8 às 17 horas e será aberto ao público, inclusive com os proprietários podendo dar explicações sobre seus carros e a paixão pelo Antigomobilismo.

Do evento promovido pelo Clube Amigos do Fusca de Maringá, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), poderá participar qualquer pessoa com seu carro com mais de 30 anos. Para isto, deve pagar uma taxa simbólica de R$ 10 e 2 quilos de alimentos não perecíveis por cada veículo participante.

 

Um pouco da história do Fusca

O Fusca foi o responsável pela instalação da primeira fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959, mas ele já estava no País desde 1953. Lançado em 1935 na Alemanha com o objetivo de ser econômico e popular, o Fusca atravessou a 1ª Guerra Mundial e ganhou o mundo após o final da guerra. No Brasil ele começou a ser produzido em 1953, ainda no regime CKD, quando as peças chegam importadas em caixas e são montadas. Por anos a montagem era feita em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O Fusca foi o primeiro carro fabricado em grandes quantidades no Brasil Foto: Reprodução

 

Em 1959, o Fusca foi o responsável por inaugurar a primeira fábrica da marca fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo (SP). O simpático VW Sedan também foi um dos precursores da indústria automobilística nacional de grande volume.

 

A primeira geração do Fusca foi produzida no Brasil até 1986. Em 1993, o então presidente da República Itamar Franco sugeriu que a Volkswagen voltasse a produzi-lo para que fosse contemplado pelas isenções de impostos da Lei do Carro Popular. A Volkswagen atendeu ao pedido e os modelos feitos neste período, até 1996, foram apelidados de “Fusca Itamar”.

 

O Volkswagen Fusca é um carro tão importante na história que no Brasil é homenageado pelo menos duas vezes por ano. O dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca e o 22 de junho o Fusca é comemorado em todo o mundo.

Sair da versão mobile