IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Maringá, Mandaguaçu e Ourizona se únem para criar uma UPA Metropolitana em Iguatemi

Por Redação O Maringá
30 de julho de 2021
UPA Metropolitana

Prefeitos, vereadores e secretários entendem que não há mais como voltar atrás Foto: Mileny Melo

Os prefeitos de Maringá, Ourizona e Mandaguaçu, Ulisses Maia (PSD), Manoel Rodrigo Amado (MDB) e Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio (PSB), se reuniram na prefeitura de Maringá nesta sexta-feira para discutir a criação de uma Unidade Básica de Saúde com alcance intermunicipal, podendo atender moradores dos três municípios.

Participaram da reunião ainda os secretários de Saúde e vereadores dos três municípios, entre eles Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e Mário Hossokawa (PP), de Maringá, que apresentaram na Câmara a sugestão para a criação de uma UPA que possa atender gente de mais de uma cidade, uma UPA Metropolitana, como está sendo chamada desde já. Além de Hossokawa, que é presidente da Câmara, e Ana Lúcia, o vereador Onivaldo Barris (PSL) é um dos pais da ideia e grande entusiasta porque o plano é que a UPA Metropolitana seja instalada no distrito de Iguatemi, representado por ele no legislativo maringaense.

“Estamos integralmente à disposição para compor o projeto de se criar a UPA Metropolitana, pois sabemos o tamanho da dificuldade existente no atendimento de emergência e urgência para a população da região e também nos distritos maringaenses”, afirmou Ulisses Maia.

O prefeito de Maringá citou que neste ano ele criou a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, que tem como função promover a integração de Maringá com os municípios vizinhos. Segundo ele, Maringá tem a obrigação de trabalhar junto com as cidades conurbadas, porque vivem praticamente as mesmas vantagens e mesmos problemas. Ao trabalhar juntos, prefeitos, vereadores e secretários estarão promovendo o verdadeiro sentido de região metropolitana.

À frente da nova secretaria e com a função de promover a integração intermunicipal está o ex-prefeito de Floraí Fausto Herradon, que tem na bagagem a experiência de ter presidido a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Segundo Herradon, a região de Maringá já tem experiência de municípios trabalhando juntos para fins comuns. Um dos exemplos citados por ele está o CisAmusep, o Consórcio Intermunicipal de Saúde que proporciona consultas especializadas a moradores dos 30 municípios da Amusep.

Foi criada uma comissão que vai discutir as estratégias para tornar a UPA Metropolitana uma realidade. Fazem parte da ala técnica da comissão o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Herradon, secretária de Saúde de Mandaguaçu, Francielli Dario, secretária de Saúde de Ourizona, Luciana Martins, e também a vereadora de Maringá Professora Ana Lúcia.

Tags: IguatemiManoel Rodrido AmadoNotíciasOurizonaUPA Metropolitana

IMPRESSO

Outros Posts

O CEO da Bless Internet, Adriano Pradella, fala do crescimento da empresa
Maringá

Adriano Pradella explica o crescimento da Bless Internet

27 de junho de 2026
Interior do TUM (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)
Cultura

Mostra Integrada de Licenciatura em Teatro, a MILTe, será realizada no TUM de 2 a 8 de julho

26 de junho de 2026
CAC Márcia Costa fica no Centro de Maringá (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)
Cultura

Centro de Ação Cultural Márcia Costa tem 401 vagas abertas em Maringá

26 de junho de 2026
Conexões de Valor debate hoje, na Acim, as tendências do mercado imobiliário de Maringá
Maringá

Conexões de Valor debate tendências do mercado imobiliário em Maringá

26 de junho de 2026
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá moderniza atendimento com novos equipamentos
Maringá

Banco de Leite Humano do HU recebe novos equipamentos e dobra a capacidade de atendimento

25 de junho de 2026
Cabide Universitário da UEM espera doações até o dia 30
Maringá

Cabide Universitário da UEM espera doações de agasalhos até o dia 30

25 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.