A frota da Secretaria de Saúde de Maringá foi reforçada por quatro novas UTIs Móveis equipadas para prestar atendimento pré-hospitalar a pacientes em estado grave, com monitores cardíacos, respiradores, administração de medicamentos intravenosos e incubadoras, para garantir a estabilidade de recém-nascidos durante o transporte.
As ambulâncias são resultado de um investimento do governo federal de R$ 1,47 milhão, viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros (PP) durante o período em que foi ministro da Saúde, no governo Michel Temer, em 2017.
A cerimônia de apresentação dos novos veículos, todos do modelo Renault Master, nesta quinta-feira, 24, foi marcada pelo simbolismo da entrega das chaves aos motoristas da Secretaria de Saúde.
“Nosso objetivo é aprimorar o atendimento à população e essas novas ambulâncias certamente trarão mais qualidade e segurança no transporte dos pacientes. Não só aumentam a capacidade de deslocamento entre municípios, como também contribuem para o fluxo nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], agilizando o encaminhamento de pacientes para hospitais credenciados”, afirmou o prefeito Silvio Barros (PP).
O deputado Ricardo Barros destacou a importância da iniciativa. “Hoje estamos comemorando a vitória de um dos maiores desafios do poder público, que é transformar o recurso em benefício entregue à população. Esse recurso foi viabilizado ainda na época em que fui ministro da Saúde, em 2017, e agora conseguimos efetivar essa entrega”, destacou.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a aquisição é essencial para a frota da Saúde. “Recebemos essas quatro ambulâncias agora porque conseguimos participar de um Consórcio Intermunicipal de Saúde, que disponibilizou modelos de suporte avançado, oferecendo ainda mais segurança aos nossos pacientes. Com a ampliação da frota, poderemos encaminhar veículos para manutenção preventiva, sem comprometer o atendimento”, disse.
Veja também