Preocupada com o baixo índice de vacinação contra a pólio, Maringá retoma vacinação nesta segunda-feira, 5

Maringá retoma vacinação nesta segunda-feira, 5

A Secretaria da Saúde de Maringá está apelando aos pais para que não deixem seus filhos sem a gotinha protetora Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A dose de reforço da vacina contra a paralisia infantil voltará a ser aplicada nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá nesta segunda-feira, 5. O município aguardava o recebimento de imunizantes pelo Ministério da Saúde e agora retoma vacinação. O reforço com a vacina oral, em gotinhas, deve ser aplicado em dois momentos, aos 15 meses de idade e aos 4 anos.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca a importância da vacinação contra a poliomielite. Ele lembra que pesquisadores têm alertado para o alto risco da volta da doença no Brasil devido a baixa cobertura vacinal. “É importante que os pais ou responsáveis olhem a carteirinha de vacinação das crianças e verifiquem se as doses estão em dia. Caso tenham dúvidas, os responsáveis podem procurar a UBS mais próxima da residência”, explica.

Para facilitar o acesso aos imunizantes, as UBSs Quebec e Pinheiros e a Policlínica Zona Sul seguem com horário ampliado de vacinação até às 20h30. Clique aqui e confira o horário de vacinação em cada Unidade Básica de Saúde. A Secretaria de Saúde reforça que para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF da criança.

As autoridades sanitárias têm se mostrado preocupadas com o baixo índice de vacinação contra a poliomielite no mundo, principalmente no Brasil, onde a doença deixou milhões de crianças paralíticas até sua erradicação. A ppreocupação deve-se à possibilidade da volta da paralisia infantil. Maringá retoma vacinação no momento em que vários municípios brasileiros procuram fazer o mesmo.

Sair da versão mobile